Bullet Journal: como começar

Ei, pessoas! Tudo bem? Faz uns anos que eu uso um pseudo Bullet Journal. Chamo de "pseudo" porque ele não tem tudo o que um BJ ...


Ei, pessoas! Tudo bem? Faz uns anos que eu uso um pseudo Bullet Journal. Chamo de "pseudo" porque ele não tem tudo o que um BJ tem, mas é essa a vantagem de ter um: personalizar. No post de hoje, reuni umas dicas pra ti que tá querendo começar mas não manja muito, quer gastar pouco e/ou não tem tanto tempo pra deixar ele bonitinho.
Eu tenho um histórico de posts aqui no blog falando sobre esse queridinho. Se tu ainda não sabe o que é, vem ler esse post aqui primeiro. E nesse post aqui eu falo sobre minha volta ao bj, tentando fazer pela terceira vez. Pois em 2020 aqui estou eu novamente, com uma nova agenda, pronta pra tentar fazer mais uma vez esse bj. Uma hora vai.

Tu que tá querendo começar a se aventurar, se jogar nessa ideia, deve ter se assutado um pouco quando pesquisou. Mas vem aqui, deixa eu te dizer uma coisa: os vídeos de YouTube e fotos de Instagram que tu encontrou são pura ilusão. Só quem tem muito tempo, dinheiro e talento consegue manter um assim. A gente, que é mais humilde e só quer organizar as coisas, faz do jeito que pode. Por isso, hoje vou comentar o que deu certo pra mim, um kit básico pra quem tá começando e um kit um pouco mais avançado (nada aos pés das influencers, já deixo claro).

Sinceramente, pra mim, ter um monte de material, canetas, post-its, washitapes e toda essa parafernalha que se usa em bj no momento não é prioridade pra mim. Eu tenho o que preciso pra manter um bj bonito e arrumado e está sendo suficiente. Fora que essas coisas de papelaria são caras. É uma meta pra mim? Sem dúvida! Quero comprar aquelas canetas coloridas da Stabilo de todas as cores e tamanhos de pincel, imprimir fotos, ter adesivos, decorar um monte cada página que eu escrevo, mas cada coisa no seu tempo.

Por enquanto, vamos manter o pé no chão. Estão prontos pro starter pack?

Vamos começar pelo caderno. Eu ainda estou usando o thailandês Zequenz que ganhei em 2018 e usei em 2019. Não cheguei nem na metade dele e não vou descartar só porque o ano acabou. Virei a página, escrevi 2020 e comecei um novo ano. Mas, ganhei uma agenda nova de 2020 e estou usando ela também, mas mais como agenda mesmo. O caderno eu uso pra planejamento, organização, metas, enfim (apesar da agenda também ter controle financeiro, eu prefiro personalizar o meu do jeitinho que eu consegui me entender).

A pergunta permanece: qual caderno escolher? Tu pode pegar aqueles com espiral ou sem, pautado, quadriculado, sem linha, tudo vai depender do teu gosto. Se preferir, pega o que tiver em casa mesmo, pra não arriscar comprar um caderno bonito ou caro e já rasurar (porque tu vai estar aprendendo, vendo o que mais gosta, então é normal errar ou não gostar do design, layout, rabiscar, enfim). Eu testei o quadriculado e o com linha. Hoje uso um sem nada, sem espiral. Gosto muito de não ter limites na página, as linhas me prendem muito. O tamanho? Normalmente se usa aquele que é metade de uma folha A4, sabe? É melhor de carregar na bolsa também. Mas dá pra usar menor até.

E a caneta? Ou melhor: canetas. Se quiser primeiro focar em achar a forma que tu mais se identifica e depois pensar na beleza das páginas, começa com uma caneta preta mesmo, pode até adiconar um marcador de texto pra sublinhar algo relevante quando precisar. Agora, se quiser já se jogar nas cores, dá pra usar lápis de cor. Usei por muito tempo lá em 2017. Era o que eu tinha em casa, e ficou bem legal. Em 2018 eu ganhei um kit de canetas coloridas da Bic. Pedi de amigo secreto no Coral e a menina arrasou muito me dando aquele com 8 cores. Aí é só o que uso desde então. Escrevo tudo em preto e os detalhes faço colorido.

Bom. Basicamente é isso que tu precisa. Na decoração eu uso bastante papéis de diferentes cores, principalmente o pardo que vem de sacolas ou pacotes que eu ganho ou compro; quando tem algum desenho bonitinho eu recorto e colo. Aí é usar a imaginação e criatividade. Nunca comprei adesivos ou post-its. Sempre inventei algo similar.

Antigamente eu até fazia desenhos, linhas ou arriscava umas tipografias em lápis pra ver o lugar que eu queria, sem medo de errar, mas acabou que levava tanto tempo que eu larguei de mão e passei a decorar bem menos minhas páginas e passar direto a caneta. Hoje, se quero fazer desenhos, faço num papel separado, recorto e colo no lugar que quero, sem erro.

E é isso, galera. Sem mistério. O segredo é ser criativo com o que tu já tem e, aos poucos, ir aprimorando, investindo, até que tu vira craque. Eu ainda não peguei o jeito, mas gosto da forma que me encontrei e uso. Podia utilizar bem mais? Com certeza. Mas não encontrei espaço na minha rotina pra me dedicar tanto ao bj. E por mim tá tudo bem.

Espero que eu tenha ajudado de alguma forma a vocês fazerem um bj bem legal nesse ano de 2020. Bora arriscar e se jogar nessa tendência super legal!

Vejo vocês no próximo post. Até breve!

Você também pode gostar

0 comentários

INSTAGRAM @ MALU DAUER