Planejamento com Bullet Journal

Ei, pessoas! Tudo bem? No semestre passado (quando eu estava desempregada e fazendo uma cadeira EAD na faculdade) eu basicamente passav...


Ei, pessoas! Tudo bem? No semestre passado (quando eu estava desempregada e fazendo uma cadeira EAD na faculdade) eu basicamente passava grande parte do tempo em casa fazendo nada (ta, eu comecei a fazer inglês naquela época, mas era só isso).

Consegui sobreviver um tempinho, mas depois sentia falta do que fazer, muito tédio e tal. Aí um dia enquanto navegava pelo Pinterest, descobri um tal de Bullet Journal.

O BJ (sigla para Bullet Journal), é uma agenda super completa e estilizada. Pode ser feita em cadernos pequenos, moleskinis (que é o mais comum) ou até mesmo em agendas mesmo. Outra característica é que as folhas podem ser quadriculadas ou até mesmo sem linha nenhuma pra poder caprichar nos desenhos. Nela tu faz o teu planejamento semanal, mensal e anual. Pode acrescentar metas, agradecimentos, dicas,... Pode ser do jeito que tu quiser.

A ideia é ótima. Mas o que aconteceu na minha situação? Eu não sei desenhar e minha letra não é lá essas coisas. Na teoria é lindo. Os vídeos e fotos que encontrei na internet não maravilhosos. Os BJ das meninas é super decorado, colorido, estiloso, enfim. Mas na hora de fazer, nada saiu como eu queria. Eu me virei copiando desenhos, passando uma folha por cima da tela do computador e passando o lápis por cima dos desenhos... Funciona até.


Porém é muito trabalhoso. Pra quem não tem talento nenhum, é uma mão do caramba fazer isso todo o mês e ser criativo, inovar a cada um que passa. Eu praticamente copiava o que eu encontrava. No meu caso foi um desastre. Acabei deixando de lado a parte do design e fiquei apenas com a lista de tarefas. E foi o que acabou funcionando. No fim, minha mãe me deu uma agenda de 2017 e eu coloco minhas tarefas ali e tem dado muito certo até hoje.

Quem tem tempo e quer se dedicar a uma coisa dessas, eu super indico. É legal, é relaxante, fica lindo e eu teria orgulho de mostrar pra todo mundo. Além do mais, ajuda muito na organização das tarefas. Eu costumava procrastinar muito minhas atividades, mas com a agenda eu consigo prever o que vem pela frente e o que preciso fazer para cumprir com sucesso. Ajudou bastante com o planejamento de postagens do blog.

Outra coisa que eu acabei percebendo é: quando eu arranjei muitas atividades pra fazer, acabei não tendo tempo pra parar e personalizar o BJ. E quando eu tinha pouca coisa pra fazer, não tinha com o que preencher ele. Aí eu fico em cima do muro, entendem? Claro que eu imagino que quem gosta e quer fazer, vai arranjar um tempo e tal. Não tem mistério. Eu quero um dia voltar a fazer o meu. Eu só não consegui me organizar pra isso. Parece que preciso de um BJ para fazer um BJ hahahah

Enquanto eu estava fazendo o meu, acabei salvando muitas referências no Pinterest (essa rede social é demais, tem muita coisa boa por lá - aproveitem e me sigam pra ver as coisas que eu curto). Vou colocar a pasta aqui em baixo para que vocês possam conferir e ter uma ideia de como é. Também tem muito vídeo legal no YouTube de meninas que mostram como elas fazem um BJ do zero. É super interessante. Vale a pena conferir.

Espero que tenham gostado da dica. Até breve!

Você também pode gostar

0 comentários

INSTAGRAM @ MALU DAUER