1, 2, 3, GYST!

Ei, pessoas! Tudo bem? Hoje vim falar do GYST, prática que está ficando conhecida lá fora e que vai mudar a tua vida!


Ei, pessoas! Tudo bem? Hoje vim falar do GYST, prática que está ficando conhecida lá fora e que vai mudar a tua vida!
Mas o que significa esse nome estranho? Ok, vamos começar. GYST é uma sigla pra "Get Your Shit Together", não sei uma tradução literal pra isso, mas ela significa "se recomponha, arrume sua vida". também podendo ser encontrada como Get Your Life Together ou Get Yourself Together, mas nenhuma dessas tem uma sigla são legal quanto a GYST, né não?

Tá, arrume sua vida. Legal. Mas pra que serve? GYST é uma prática podendo ser mensal ou semanal na qual tu tira um dia inteiro pra organizar tua vida, limpar, planejar, enfim, arrumar sua vida literalmente. Tudo o que tu procrastinou pra fazer, tudo o que tu não consegue fazer durante o mês, tu vai fazer nesse dia. É só se organizar que dá tudo certo. E se não deu nesse GYST, faz no outro!

Quer ver como funciona na prática? Se liga no vídeo que eu fiz mostrando como foi o meu primeiro GYST:


Deu pra entender melhor agora, né? Pois então, pra ficar ainda mais fácil, vou deixar uma lista completinha pra vocês do que eu fiz.
  • Levantar: não apertar o botão soneca e se certificar de não entrar nas redes sociais nas primeiras horas do dia. Se tu é das pessoas que toma banho de manhã, vou te pedir pra não tomar. Ele vai vir depois e vai ser bem mais especial
  • Abrir as cortinas: deixar a luz entrar na casa - ou no quarto - já te deixa mais acordada e não dá vontade de voltar pra cama
  • Tomar um copo de água: eu nunca fiz isso, mas quando comecei a fazer notei uma grande diferença
  • Café da manhã: como eu já acordo com muita fome, já faço e como assistindo minha série favorita, youtuber favorito, podcast que eu gosto ou que me inspira, enfim, qualquer coisa motivadora ou que eu gosto muito e vão me deixar alegre
  • Fazer a cama: eu só tenho a minha cama na casa pra passar o dia todo, então é bom que ela fique arrumada pra eu usar durante o dia, mas pra ti que tem outros cômodos e só vai voltar pro quarto de noite, ter ela pronta pra apenas chegar e deitar é maravilhoso
  • Lavar louça: não curto deixar nada parado na pia então já prefiro me livrar daquela louça suja pra estar tudo liberado para a próxima refeição
  • Abrir o resto das janelas e portas da casa: agora que tu já tá alimentada, é ótimo abrir tudo pra deixar a luz e o ar fresco entrarem
  • Lavar roupa: é ou não é ótimo ter roupa cheirosa e limpinha? No dia do GYST é perfeito começar a manhã já colocando a roupa na máquina pra deixar rolando durante o dia, de tarde já pendurar e quem sabe de noite já está tudo seco. Uma maravilha!
  • Passar a vassoura: agora sim começamos de vez o primeiro passo básico do GYST (uma limpeza bem feita mesmo seria esfregar com sabão, quem sabe eu não faço isso no próximo mês)
  • Passar o pano e esfregar: desde os móveis até as paredes do box, nem sempre todas as sujeiras são fáceis de tirar, então essa é a hora de fazer um pouco de esforço braçal e tirar toda e qualquer manchinha, se certificando de chegar em todos os cantinhos
  • Almoçar: nada melhor que uma pausa na lavadeira pra comer uma comidinha e sentar um pouco. Mas não relaxe, tem muita coisa pra fazer nesse dia e tu não quer deixar a peteca cair, o dia GYST é pra colocar toda procrastinação em prática. Faça uma comida saudável, um suco potente e cheio de vitaminas, curta a refeição assistindo alguma coisa (ver o que escrevi no café da manhã) e bora pra mais uma etapa do dia
  • Máscara capilar: aos poucos os cuidados pessoais vão aparecendo. Como a máscara demora, é bom tu fazer cedo e deixar durante a arrumação. Coloca uns óleos, umas vitaminas pra deixar ainda mais potente o tratamento e deixa ela sentar no cabelo.
  • Recolher o lixo: se for dia de lixo, já aproveite pra colocar na rua. Se não for, coloque no baldão (eu sei que toda a casa tem um lugar que tu guarda o lixo pra tirar quando é dia). Isso vai fazer a casa ter outro ar, menos lixo, mais limpo.
  • Fazer as unhas: não precisa nem pintar, pode só aparar, tirar cutículas, esfoliar. Trate sua mãozinha e seu pezinho bem, faça uma massagem, eles fazem tanto por nós e recebem tão pouco, então tire um tempo pra dar um carinho pra eles.
  • Tomar banho: agora que o trabalho mais pesado acabou, hora de tirar a máscara capilar curtir um bom banho. Se estiver frio, um banho bem quentinho é maravilhoso (mas não relaxe que vem coisa pela frente ainda). Se estiver quente, um banho fresquinho é ótimo pra dar uma acordada. Aproveite esse momento pra esfoliar o corpo todo. Se tu não tem um esfoliante, aqui vai uma dica top: use açúcar ou sal. Dá pra usar até café! Pesquisa na internet e te joga na esfoliação lenta. Rola até colocar uma música hein
  • Máscara facial: eu adoro colocar uma máscara no rosto. Aqui em SP só tenho a de argila da minha irmã que estou experimentando. Lave bem o rosto com seus produtos especiais, faça uma esfoliação, e passe a máscara. Pode ser caseira, pode ser daquelas prontas, pode ser de argila... Passe o que quiser! E vá sentar pra escrever, ler, assistir série, curtir tua presença, enquanto ela seca (a de argila seca muito rápido então nem consegui parar por muito tempo).
  • Cuidados com a pele: depois de tirar a máscara, vem os tratamentos. Eu uso o álcool como tônico (é muito bom e tem o mesmo efeito!), passe um hidratante específico pro seu tipo de pele, e tu vai se sentir renovada!
  • Fechar as cortinas: eu tenho um lance enorme com privacidade. Quando tá escurecendo, a gente liga as luzes e, assim como eu vejo os vizinhos dentro de suas casas, eu sei que eles podem me ver também. Não gosto nem um pouco da ideia (tem gente que não se incomoda, mas cada um cada um), então prefiro evitar e já fecho as cortinas.
  • Jantar: não está incluído no vídeo, mas não esqueça de ter uma boa refeição antes de dormir (só não coma nada pesado que possa atrapalhar o teu sono, óbvio)
  • Massagem: pega o teu creme favorito (eu só trouxe um de mãos então uso esse mesmo), coloca uma música, te senta na cama e tira um tempo pra se curtir, sentir tua pele, massagear e fazer a circulação rodar. Eu amo massagear minhas pernas, mas pode ser o corpo todo também, principalmente se tu toma banho antes de dormir, vai ser ótimo passar o creme e deitar!
  • Planejamento: agora que tu tá relaxada na cama, puxa teu Bullet Journal, tua agenda, teu diário, teu blog, e planeja a semana, escreve teus pensamentos, desenha, usa essa hora pra deixar a criatividade fluir e se organizar.
  • Tempo livre: eu usei o resto da noite pra editar o vídeo que vem na próxima semana, mas dá pra jogar algum jogo, desenhar, assistir série, ler, escrever, conversar com os amigos, meditar, enfim. Tem várias possibilidades.
Pronto. Isso tudo eu fiz. Mas tem tanta outra coisa legal pra fazer, incluir no seu dia ou trocar pra não deixar repetitivo e transformar o dia de GYST robótico. É pra ser um dia legal, um dia pra curtir e ao mesmo tempo colocar a vida em ordem. Agora deixo algumas sugestões de outras tarefas e atividades (algumas que eu quero implementar também)
  • Alongamento: ao acordar e antes de dormir. É ótimo pra começar o dia ativando todos os membros e se espreguiçando muito pra mandar a preguiça pra longe mesmo!
  • Exercícios físicos: pode ser indo na academia, estúdio de pilates ou em casa. Tem tanto vídeo na internet com dicas de exercícios pra iniciantes. Mas se não der, vale uma caminhada também.
  • Meditação: acho incrível e muito importante para o cérebro. Nem tem muito o que falar. Também, vários vídeos no YouTube ensinam.
  • Yoga: nunca fiz, mas também nunca tive muito interesse em fazer. Acredito que deve ajudar tanto quanto a meditação, porém trabalha bem mais com o corpo e essa conexão toda.
  • Mercado: não tá na lista ali em cima porque não fiz no meu primeiro GYST, mas fazer compras é ou não é uma delícia? Mas se certifique de ir de barriga cheia pra não acabar comprando besteira por impulso. O legal é pesquisar receitas na internet antes de ir e anotar os ingredientes que faltam. Aí já aproveita pra preparar a semana cheia de refeições balanceadas e diferentes.
  • Mudar móveis de lugar: sabe aquela vontade que tu sempre teve de ter a cama embaixo da janela, mas nunca fez por preguiça ou porque não teve tempo? Esse é o momento! Depois de varrer o chão, arraste os móveis, inove, mude os ares dos cômodos. Vai parecer uma casa completamente nova!
  • Limpar eletrodomésticos: eles precisam de uma dedicação mais aprofundada, mas num GYST de cada vez dá pra fazer tranquilamente. A gente às vezes esquece, mas a geladeira também precisa ser limpada de vez em quando, o congelador precisa descongelar pra fazer ele continuar funcionando direitinho. Outro muito importante é o fogão e o forno. E assim vai. Alguns precisam de produtinhos específicos pra tirar certos tipos de manchas, mas pesquisando tudo dá certo.
  • Limpar eletrônicos: e nisso eu quero dizer: limpar arquivos, fazer uma limpa de dados que estão só ocupando espaço, passar fotos pra nuvem, deletar aplicativos ou programas que tu não tá usando. Isso vai aumentar o espaço pra novas memórias que estão para serem construídas em 2019 e vai melhorar o processamento dos aparelhos né! Quem não ama um computador e um celular rápido? Acho que aqui dá pra incluir os lixos eletrônicos também, tipo os e-mails que tu não lê, a lixeira, o spam,...
  • Maquiagem: hora de olhar a validade das suas makes. Sei que nem sempre temos dinheiro pra ficar repondo maquiagem vencida, mas a nossa pele sente quando o produto não é mais tão novo assim e a gente não quer isso. Então, separe o que vai pro lixo e faça uma lista do que precisa repor (talvez role pedir de aniversário, Natal, ou se dar de presente mesmo porque a gente merece!). Também não esqueça de lavar todos os pincéis com sabonete líquido/detergente neutro.
  • Limpar redes sociais: não digo sobre sair excluindo fotos e posts não, mas sobre tirar toda gente tóxica que tu nunca teve coragem de deletar (se achar que deletar é muito pesado, dá pra mutar - todas as redes sociais estão com essa opção agora), gente que falou coisas que tu não gostou, gente que tu acha que não faz mais sentido seguir, etc. Tu faz o filtro que acha que faz sentido e que é bom pra ti. Lembre que o objetivo nisso é fazer tu se sentir bem, criar um ambiente agradável pra ti. Ninguém merece ter que ver e ler coisas que não gosta todos os dias. Por isso o conselho.
  • Gratidão: praticar a gratidão é algo que começa lento, por isso incluí nessa lista pra fazer no GYST. O hábito vai criando aos poucos e fazer no GYST é uma ótima forma de começar. Dá pra fazer uma mega lista de coisas que tu foi grata no dia, na semana, enfim. Pense pequeno, comece pequeno. Tem tantas coisas nessa vida para sermos gratos. A listinha vai te ajudar a visualizar a talvez começar a dar mais valor.
  • Energia: velas aromáticas (ou não), incenso, sprays específicos com ervas ajudam a climatizar o ambiente, tirar energias ruins. Tem tanta coisa legal com esse objetivo, e só vai ajudar a tirar a tensão, a bad vibes, além de trazer um cheirinho agradável e um visual lindo na casa.
E é isto, minha gente. Se tu for praticar o GYST, me conta depois como for. Se tu for adepto ao GYST, me conta algo que tu faz diferente. Os comentários estão abertos pra gente trocar ideias e experiências. Eu vou ficando por aqui. Nos vemos na semana que vem. Até breve!

Você também pode gostar

0 comentários

INSTAGRAM @ MALU DAUER