Como montar meu currículo pra aviação?

Ei, pessoas! Tudo bem? Chegando perto de mais um Open Day percebi que não fiz um post específico só com dicas de currículo pro pessoal da...


Ei, pessoas! Tudo bem? Chegando perto de mais um Open Day percebi que não fiz um post específico só com dicas de currículo pro pessoal da aviação. Bora lá?

A primeira coisa que tu precisa (no BR pelo menos) é estar formado no curso de comissário. Maaaas, se for pra Emirates, nem precisa de curso (eu amo tanto essa companhia). Como temos esses dois públicos lendo esse post, vou explicar pros dois, okay? Então preste muita atenção.

Observação: o meu do BR é a minha escola que faz e eles tem alguns critérios e características próprias então é meio diferente. Por favor, veja na tua escola como que funciona antes de sair fazendo por conta própria.


Primeiro, esquece teu currículo pessoal (se tu tiver curso superior e tentou outra vida antes da aviação que nem eu, por exemplo). Abra um documento no Word do zero. Não foque no layout por enquanto. Pra quem for fazer o da Emirates, escreva em inglês direto. Não traduza depois que pode dar treta. Vamos começar pelo básico. Segue abaixo:

Nome, idade, estado civil (gente, estado civil é solteiro, casado, separado, divorciado e viúvo! prestem muita atenção nisso, eles não querem saber se tu tá de rolinho, se tem um crush ou namora ha 3 meses - eles podem perguntar isso na entrevista, mas estar namorando nem sempre é bom na aviação, então pense bem), nacionalidade, endereço (com CEP), celular (duas opções) e e-mail para contato.

No BR é preciso adicionar ainda teu código da ANAC (se quiser pode adicionar no da Emirates também, mas não é preciso), a validade do teu CMA, cor dos olhos, cabelos, número do teu manequim, peso e altura.

Pronto. Temos as primeiras informações anotadas. Pronto pra segunda parte?

Agora teremos quatro categorias pra completar.

Escolaridade: se tu tem um curso superior, coloque qual o curso, a universidade e o ano de conclusão (ou se está em andamento), se não tiver, coloque a escola que tu concluiu o ensino médio.

Experiências profissionais: coloque todos os empregos mais recentes que tu teve (se tiver muitos, selecione os mais relevantes ou os que ficou mais tempo) e adicione o período (mês e ano). Embaixo, coloque a função que tu exerceu, explicando brevemente. Podem ser até três ícones, mas tente não passar de uma linha cada um.

Habilidades e cursos extracurriculares/aperfeiçoamento profissional: aqui é hora de revelar quantas línguas tu fala e em qual escola e ano estudou. Mas só coloque as que realmente dominar. Se tu sabe pouquinho de italiano, nem perde teu tempo em colocar porque pode acabar gerando problema depois. Insira cursos que tu acha que serão relevantes no currículo, não pra encher linguiça, algo que te destaque. Curso de música/teatro, são ótimos pra mostrar que tu já teve que lidar com público, por exemplo. Importante acrescentar a escola que tu fez o curso de comissário e o ano de formação também.

Hobbies e interesses pessoais: nesse ícone é interessante pro curículos da Emirates. Nele tu pode adicionar um voluntariado, por exemplo. Se não tiver nada, não insira essa categoria.

Ótimo. Agora temos tudo o que precisamos para o currículo. #Partiu montar.

A aviação trabalha com um layout super minimalista. Nada de cores, frufrus, deisgns, etc. Eu usei o modelo do Roberto pra me basear - pra ser sincera eu copiei hehe. Na internet tu vai achar vários outros pesquisando por "currículo comissário emirates" e variados. É aquela coisa: quem procura acha.

Outro item que iremos precisar é a foto, e não, ela não é 3x4 e sim 5x7. A foto é um assunto pra outro momento, mas tu pode ver como ficou a minha na imagem que irei colocar por aí no post. Onde colocá-la? Pesquisando, encontrei num site a seguinte explicação "não há uma regra para isso, mas o local onde a imagem é normalmente inserida fica no canto superior direito do papel.  Como a ordem de leitura ocidental é da esquerda para direita, o recrutador verá primeiro os seus dados para depois prestar atenção na foto".

Mas, Malu, precisa de foto no currículo? Não. Eu escolhi e a maioria das pessoas está escolhendo colocar porque é mais fácil do recrutador associar o currículo e nome à foto, então eles irão nos reconhecer e marcar nosso rosto, nos observando, caso gostem do que leram, etc. Acho um ponto forte.

Ok, foto do lado direito, check. Agora, que fonte escolher? Mesmo as fontes com serifas sendo indicadas pra leituras impressas, eu escolhi uma sem por ser mais bonita e menos confusa de ler (a maioria dos currículos que encontrei eram sem serifa). Usei a Calibri e o tamanho base defini como 11.

Vamos preencher o vazio. Sabe o espaço que sobrou do lado esquerdo? É onde tu vai colocar todas as informações básicas que tu escreveu primeiro lá em cima, lembra? Começando pelo teu nome completo (coloquei fonte 18), seguindo de todas as outras informações. Pra destacar, coloquei o código da ANAC e o EK Reference Number em negrito.

Pronto. Agora vamos começar a colocar as categorias. O layout escolhido pra dividir cada uma foi um retângulo cinza com o título em capslock. Cada item citado nessas categorias foi colocado em negrito. Olhando o modelo da imagem fica mais fácil de entender. E assim vai, em todas as categorias. Não tem mistério, é muito fácil.

Um breve adendo: se vocês observaram bem, no meu currículo da Emirates tem uma categoria a mais chamada "objetivo". Isso estava nos currículos que encontrei na internet, então resolvi adicionar também.

Certo, mas e se der mais de uma página? Reduza. Não acho legal chegar lá com duas páginas e duvido que eles vão ler tudo. Seja breve, sucinto. Não é a toa que a palavra "currículo" em inglês (resume) também signifique "resumir". Ou seja, faça tudo caber em uma página, mas não zoe com as configurações da página pra ficar um negócio absurdo.

Pra finalizar, deixo aqui meus dois currículos pra vocês verem. Pra ver em maior resolução aperte a tecla "Ctrl" e clique nas imagens.


EDIT: um seguidor me pediu o modelo editável do currículo pra ele poder adicionar as informações dele, então eu fiz um vazio pra que todos consigam ter acesso. Como fazer? Clique neste link aqui e faça o download. Depois é só abrir e começar a escrever. Bem mais fácil né?

Se permanecer alguma dúvida, por favor, peço pra colocarem nos comentários ou me procurarem no Instagram pra eu responder e todo mundo ficar sabendo e acompanhar. Bora se ajudar meu povo! Quero ver todo mundo voando!

Vejo vocês no próximo post. Até breve!

Você também pode gostar

0 comentários

INSTAGRAM @ MALU DAUER