Como se preparar para a seleção da Emirates

Ei, pessoas! Tudo bem? O tão esperando post chegou! Eu estava aguardando muito tempo pra postar ele, fora que tinha muitos posts programa...


Ei, pessoas! Tudo bem? O tão esperando post chegou! Eu estava aguardando muito tempo pra postar ele, fora que tinha muitos posts programados pra vir antes, mas a hora chegou e aqui está!

Um combinado com todas as dicas que pude pensar em dar pra ti, que vai se jogar na seleção da Emirates de cabeça e está se dedicando a pesquisar e ler tudo pela frente pra se dar bem. Mas antes, se tu ainda não leu minha experiência nas três fases da seleção, o que tá esperando? Pausa aí e clica aqui pra ler e não ficar por fora do que vou falar no post de hoje. Tu que já leu (agradecida), continua no próximo parágrafo!

Requisitos:

Antes de ver os documentos, tu precisa saber se tu tá dentro dos requisitos mínimos pra participar. E quais são eles? Essa é uma lista tirada do site da própria companhia, então não sou eu que estou falando.

  • Ter completado o ensino médio;
  • Ter pelo menos 21 anos até a data que tu vai embarcar pra Dubai;
  • Alcançar 212cm (pode ser na ponta dos pés);
  • Ter no mínimo 1,60 de altura;
  • Ser fluente em inglês, saber se comunicar;
  • Estar dentro do Índice de Massa Corporal aceitável (ou seja, não pode estar acima do peso e nem muito abaixo), deve aparentar ser saudável aos olhos deles;
  • Não ter tatuagens visíveis (segue diagrama abaixo);

    Onde está preto pode ter tatuagem.
    Se for em algum lugar que não está preto, não é aceito.

    Não conseguiu dar check em algum ítem acima? Não se preocupe. A Emirates, faz muitas seleções aqui, volta e meia sai novas datas. Se for o peso, entre na academia, caminhe na praça, contrate uma nutricionista. Se for altura, faça pilates (sei que ajuda). Se for idade, só aguarde com paciência. Se tu ainda não completou o ensino médio, mesma coisa. Mas se for tatuagem, pense bem. Eles são muito rigorosos e se tu remover a tatuagem pode deixar uma cicatriz pior ainda, então talvez seja o momento de aceitar que pra Dubai tu não vai poder ir 😔 Tu deu check em todos esses bullets? Ótimo!!!! Então pode sentar e começar a ver como que faz pra participar da seleção. 

    Preparando documentos:

    1º) Entre no grupo da Fly Right International no Facebook. É o local que a galera do BR interessada em entrar pra Emirates se reúne e tira suas dúvidas. A Rejane é a administradora e sempre tá postando por lá, respondendo perguntas. Also, tem um post que ela fez com todas as instruções de como se aplicar para a vaga. É muito importante ler tudo. Aí sim tu posta no grupo tirando tua dúvida (se ainda tiver). Leia também o site da Emirates Cabin Crew. Eles têm vídeos e textos cheios de informações e super institucionais sobre a companhia, contando tudo o que tu precisa saber (inclusive salário!). É importante se informar sobre a empresa que tu quer trabalhar.

    2º) Preencha o formulário da Fly Right e imprima. Isso tu precisará levar no dia do Open Day. Também faça teu cadastro no site da Emirates Cabin Crew. Ao longo das etapas do cadastro tu vai perceber que terão outros documentos que tu vai ter que incluir, mas fique tranquilo que eu vou detalhar tudo pra ti.

    3º) Monte teu currículo. Não olhe para o em português, caso tu já tenha. Comece um do zero, pensando só nas habilidades que têm a ver com a vaga, não inclua trabalhos que possam te prejudicar (apenas se este for o seu emprego mesmo). Escolha um design clean, minimalista e que tenha uma página de preferência. Quando tu entrega, eles passam o olho voando nas informações, não adianta escrever um textão sobre cada emprego que eles não vão ler na primeira fase. Se mesmo assim quiser fazer um mais detalhado, deixe pra entregar no Assessment Day. Mesmo que tu se ache expert, se certifique de mandar para um amigo, parente ou até mesmo um profissional pra revisar algum errinho que pode ter passado batido. Pra Emirates tu tem que parecer fluente mesmo que tu não seja, e qualquer errinho vai ser notado por eles.

    4º) Fotos. Eu cometi o erro de fazer na minha cidade sem antes saber que eles haviam mudado as regras. A escolha é totalmente tua. Eu arrisquei e me dei mal. Se tua seleção for em São Paulo, sugiro deixar pra fazer as fotos no Sanjer se tu passar pro AD. Não é caro e o atendimento é de primeira, um ótimo investimento que não vai te trazer dor de cabeça. Vou colocar abaixo a foto que levei pra SP vs. a que eu tirei lá pra tu ver a diferença. Caso tu queira mesmo assim tirar as fotos por conta, vou colocar a quantidade de cada uma e seus relativos tamanhos no final do post.

    Sente todo o parangolé que eles fazem pra fazer eu parecer ter curvas hahah
    A Emirates valoriza muito isso, então se liguem.

    No dia antes da seleção:

    5º) Leve muitas barrinhas de cereal na bolsa (se tu não quiser gastar com comida cara no hotel ou no shopping próximo). Até porque isso vai evitar de tu sair do saguão e perder o horário por algum motivo. É sempre melhor escolher ficar por ali mesmo.

    6º) Tente descansar. Combine com as pessoas que moram junto contigo pra fazerem um horário de silêncio. Coloque um fundo musical, medite, se afaste do celular e computador uma hora antes de dormir. Ou se for usar, use pra ler algum artigo sobre a seleção, algo que te prepare, tem muito material na internet.

    7º) Tome muita água e não coma nada que possa te fazer mal da barriga, comidas pesadas, etc. Tu nunca passou mal comendo três hamburgueres de noite? Lembre que sempre tem a primeira vez.

    8º) Faça uma checklist. Deixe tudo o que tu vai levar separado no dia anterior. Nada de correr atrás das coisas de última hora. Isso só vai gerar estresse e não queremos isso nesse dia tão decisivo. Use o tempo antes de sair de casa pra se alimentar e se arrumar com calma.

    10º) Revise o trajeto até o hotel, caso tu vá de ônibus ou carro. Eu tive que pegar dois ônibus, então tinha que saber quando descer, em qual parada pegar, etc. De preferência anote num bloquinho pra não precisar ficar usando o celular.

    Todo mundo fala que nessa foto a gente percebe o quão torto o nosso rosto é e pelamor!
    Alguém precisa fazer aquela montagem de juntar o mesmo lado do rosto pra ver como eu ficaria hahahah

    No dia da seleção:

    9º) Se programe para acordar cedo e sair de casa cedo. Nunca se sabe quando vai haver uma manifestação, um acidente na estrada ou um pneu furado. É sempre melhor chegar horas antes do que chegar atrasado. É a hora de tu mostrar que será um excelente e pontual comissário.

    11º) Quando chegar, avisa tua família que chegou bem e que irá desligar o celular. Assim tu se concentra apenas na seleção e poupa bateria pra quando for embora. Eles também notam quando o candidato fica colado no aparelho todo o tempo. Tu precisa mostrar que tá atento e com a tua atenção 100% dedicada à eles.

    12º) Lembre que é tudo 100% em inglês. Converse com outros candidatos, se afaste de mau olhados e gente pessimista. Converse baixo, eles não gostam muito de barulho. É um ambiente "formal", se cada um começar a falar alto vira uma zona. Faça poucos gestos com as mãos ao falar também, é mais elegante.

    13º) Sorria. Muito. Recrutadores gostam de sorrisos sim, mas pense sempre nos clientes. Imagina que coisa boa ser recebido e atendido com um super sorriso, bom humor. Isso vai se internalizar dentro de ti e vai ser muito mais natural.

    14º) Tente ver o lado bom das coisas primeiro. Tu vai esperar muito tempo (se for num OD com 700 pessoas que nem eu fui), as etapas são muito demoradas, vai passar fome, frio, vai estar cansado de ficar 8 horas naquele hotel. Mas tente não reclamar. Essa dica é pra mim, mas vale eu compartilhar com vocês também haha

    Até fiquei parecendo mais gordinha perto da segunda foto hahah que loucura
    A correria que eu passei pra catar essa blusa preta foi memorável.

    Dicas extras:

    15º) Se tu não morar no local da seleção, prefira imprimir todos os documentos que eles pedem até a etapa final para levar contigo. Se tu não tiver eles contigo lá e acabar passando para as próximas fases, vai ser difícil correr atrás pra imprimir, fazer cópia, etc.

    16º) Meninas: levem meia-calça extra na mala e sempre deixe uma na bolsa pra seleção. Pode acontecer de puxar fio no ônibus, uber, ou até na própria unha. E não dá pra fazer feio com meia rasgada. E a cor é natural, cor da pele, fio 15. Outra coisa importante é esmalte. Mesmo que tu vá com as unhas pintadas, elas podem acabar descascando. Leve o frasquinho da mesma cor (de preferência) pra retocar caso precise. Pente fino e grampos também é legal ter sempre junto. Vai que bem no dia da seleção aconteça um tornado e tu chegue toda descabelada. Não seria muito legal né. A maquiagem nem se fala. Pó (pra tirar o suor, testa brilhosa) e batom pra retocar (de beber água da garrafa e comer barrinha) no mínimo.

    Agora sim, a lista de tudo o que tu vai precisar entregar pra eles:

    Open Day:
    • 1 formulário da Fly Right International;
    • 1 currículo em inglês (pode ter foto ou não, eu escolhi colocar foto pelo mesmo motivo que a Dre falou no blog dela: eles associam o currículo à pessoa). Eu imprimi a foto nele.
    Assessment Day:

    • 1 currículo em inglês;
    • 1 foto formal de corpo inteiro (10cm x 15cm)
    • 1 foto formal de rosto (4,5cm x 3,5cm)
    • 1 foto casual de corpo inteiro (10cm x 15cm)
    • 1 foto casual de rosto (10cm x 15cm)
    Se tu passar pra Final Interview deve entregar no AD também:
    • 1 cópia do teu diploma de ensino mais recente. Pode ser da escola, mas pode ser da faculdade também. Frente e verso (caso tiver algum adesivo, assinatura, etc);
    • 1 cópia do teu certificado se tu tiver uma terceira língua (espanhol, alemão, francês, etc). Eles não pedem o de inglês (porque é o requisito mínimo), mas se tu tiver uma terceira língua, deve ter um certificado do curso pra comprovar, e tu deve ser fluente (escrita, fala e escuta);
    • 1 cópia colorida do teu passaporte (da página que tem tua foto e teu número). Todo mundo sabe que precisa ter passaporte pra trabalhar como comissário, então se der pra tu fazer ele antes de ir, vai ser melhor e menos estressante.
    Agora a regra é parar que nem uma estátua sem pose nenhuma.
    Emirates like it this way, so we do it with a smile on our face :)

    Acho que era isso que eu tinha pra compartilhar com vocês. Escrevendo esse post, acabei descobrindo que o pdf com as novas regras pras fotos estava no site da Emirates, então faltou um pouco de pesquisa. Recomendo também perguntar no grupo da Fly Right pra se certificar e não deixar passar batido.

    O post ficou enooorme mas era meio que necessário, assim vocês que acompanham meu blog podem sempre vir aqui pesquisar. Aliás, não encontrei nenhum blog atual que conte em detalhes como se preparar pra seleção agora então meio que sou a única 💪 Lembrem de comentarem aqui qualquer outra dúvida que vocês tenham que eu não coloquei no post.

    Pra quem quer saber como anda meu drama da seleção, nada de novo ainda. Dia 1/11 fez um mês que fiz minha Final Interview e as coisas permanecem iguais. Meu status Interview Complete tá mofando. A Rejane falou que novamente vai conversar com eles. Vamos ver se muda algo em breve. Continuem torcendo por mim. E me sigam no Instagram que estou postando atualizações mais seguidas por lá.

    Mas quem não gosta de emoção né? Que graça teria escrever os posts desse blog sem um pouco de ação? Só espero que no final disso tudo eu esteja lendo eles e rindo nas areias do deserto hahaha

    Nos vemos no post da semana que vem (espero que com notícias de que estarei embarcando pra Dubai hahah). Até breve!

    Você também pode gostar

    6 comentários

    1. Olá, minha dúvida é sobre tattoo na clavícula (ombro). Vi outras imagens em cujas o ombro tava incluso em "área segura" para se ter tatuagem. Poderia me esclarecer se realmente é permitido?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Ana! Tudo bem? Então, você escreveu clavícula e ombro. São lugares diferentes. Tudo vai depender do tamanho da tatuagem. Ela pode aparecer em ambos os lugares entende. E, assim que você marca no formulário que tem uma tatuagem, eles vão pedir pra olhar e tirar fotos pra anexar com a sua inscrição. Eu acho arriscado, mas pode ser que dê certo. Teve uma menina em uma das minhas seleções com tatuagem no lado do pé que colocou que não tinha mas acabou perguntando pra moça se tinha problema. Eles pediram pra ela tirar fotos e mandar. Infelizmente não sei o que aconteceu depois disso, mas sei que tatuagem é sempre um big issue pra Emirates.

        Excluir
    2. olá eu sou angolana estou a espera dos meus 21 anos , eu quero fazer o meu open day no Brasil à algum problema nisso e quais são os requisitos para quem não reside no Brasil ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi! Infelizmente eu não sei te dizer como funciona pra quem é fora do Brasil e está fazendo seleção no Brasil.

        Excluir
    3. oi, Ana! tudo bem ? então, eu tenho 1,58 de altura será que consigo passar na seleção ? eles são muito rígidos quanto a questão da altura? só falta 2 centimetros...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi! A Emirates é bem rígida mesmo. Como falo no post, eles medem os participantes e fazem o teste pra ver se tu alcança nas determinadas marquinhas na parede.

        Excluir

    INSTAGRAM @ MALU DAUER