Comissária
Emirates
Open Day
Seleção
Open Day Emirates 2018
11:46Ei, pessoas! Tudo bem? No post de hoje vou contar tudo que rolou na primeira fase da seleção da Emirates que aconteceu nesse domingo (23/9). Holy shit, what a day!!!! Não sei nem por onde começar, mas vamos lá.
Primeiro gostaria de deixar claro que esse post contém minha experiência e minhas opiniões somente. Quem participou comigo pode ter visto as mesmas coisas de outro ângulo, ter outras opiniões (e elas são sempre muito bem-vindas! venha comentar lá embaixo a tua experiência também! vai ser ótimo trocar ideias) então, levem isso em consideração.
A noite anterior foi um pesadelo. Eu vim pra São Paulo dois dias antes da seleção pra poder me organizar e me concentrar, mas não adiantou nada quando chegou a hora de dormir. Minha irmã se mudou recentemente e está dividindo uma casa com uma colega de trabalho. Eu sou o terror pra dormir e tudo me atrapalha. Só que as duas tem suas rotinas e eu era apenas a visitante = longe de mim reclamar. Mas parece que tudo se intensificou naquele dia. Deu tanta coisa errada, teve tanto barulho, e eu só queria dormir, descansar, ficar tranquila. Bom, digo pra ti que foi um fracasso, dormi mal, pouco e acordei podre.
No post do simulado (que tu pode ler aqui), contei que sou super organizada e planejada e prefiro acordar mil horas antes, fazer tudo certinho e com calma do que fazer corrido e esquecer de alguma coisa. Dessa vez não foi diferente. Acordei às 5h pra me vestir, fazer meu cabelo (taquei tanto gel que quando soltei de noite a parte da nuca continuou de pé kkk) e make, às 6h TENTEI tomar café (nervosa do jeito que eu tava, nem água entrava direito), revisei documentos e coisas que ia levar e às 7h saí a pé de casa de tênis (gatíssima). Peguei dois ônibus com a minha irmã junto pra me ajudar e quando cheguei, coloquei o sapato, dando meu tênis pra ela levar embora.

Foi aí que começou meu arrependimento. Por eu ter chegado às 7h45 e por ter ficado naquela bloody fila que nem existia! O pessoal que entrou primeiro automaticamente sentou lá na frente e consequentemente foi atendido primeiro. Eram grupos de 200 em 200, no fim de cada um era feita uma pausa pros recrutadores comerem um snack rapidinho e fecharem os resultados pra divulgar quem foi aprovado. E isso se repetiu duas vezes, demorando uma eternidade. Pensem só: o negócio começou às 9h e eu só fui atendida às 13h30. Mas beleza, fiquei repetindo na cabeça "avião caindo, comissário sorrindo". Além disso, fiz alguns amigos e conversamos muito. Foi super legal conhecer gente de diversos cantos do país.
Quando chegou nossa vez, ficamos no último grupo, o "resto". Éramos um pouco mais de 200. Colocaram todos em uma fila, passávamos em uma mesa para entregar o formulário da Fly Right e o currículo em inglês, recebendo um número. Eu era o 514. Depois disso eu entrei numa segunda fila que ia pra duas mesas onde em cada uma estava uma recrutadora. Uma delas me chamou e perguntou se eu tinha alguma tatuagem, se tinha familiares ou amigos trabalhando na companhia e de onde eu sou. Aí me alcançou uma revista da Emirates (aquelas que tem nos aviões) pra ler em voz alta um texto até que ela pedisse pra parar. Congelei quando vi que começava com o nome de algum local turístico de Dubai que eu nem sabia como se pronunciava. Haviam vários nomes assim ao longo do parágrafo. Tentei dar o meu melhor até que ela pediu pra eu parar e agradeceu.
Saí do auditório assustada. Havia lido tão pouco (observei que outros candidatos estavam lendo muito mais) e respondido perguntas de sim ou não. Como que eles iam julgar meu inglês a partir daquilo? Teria sido eu eliminada?
Gostaria de fazer uma pausa aqui para os comerciais. Brincadeira. Só quero dizer, pra quem não sabe, que a seleção INTEIRA é feita em inglês, desde o momento que tu pisa no hotel até o momento que tu sai dele. Tente, se esforce, faça o possível para falar apenas essa língua, isso te ajuda a treinar também.
Outra coisa que vou dizer é que não vou falar muito sobre detalhes dos documentos (pelo menos não nesse post - talvez futuramente se vocês quiserem). Pesquisem. Encontrei muitos - MUITOS MESMO - blogs de pessoas que fizeram a seleção em épocas diferentes e contaram tim-tim por tim-tim do que rolou, tem exemplo de currículo na internet, fotos, enfim. Tu tem que estar interessado e disposto a clicar link por link e ler posts tão grandes quanto esse meu aqui rsrs
Tivemos que esperar 1 fucking hora e meia pra saber o resultado. Quando li o blog da Dessa (aqui) ela mencionou muito tempo de espera e eu não imaginava o quão massante era. Enquanto eu esperava, os resultados dos primeiros grupos já tinham saído, uma galera voltou pra casa, os aprovados já estavam na segunda fase, vi gente saindo dessa tarefa aliviado, gente saindo com a cabeça baixa, é muita emoção o tempo todo.
Comi a segunda barrinha de cereal do dia e papeei com algumas meninas que estavam sentadas do meu lado. Que eternidade durou essa 1h30. Nesse momento é liberado sair do hotel (tem gente que vai no shopping do outro lado da rua pra almoçar). EU não fui porque primeiro de tudo
Faltando dez minutos, meu grupo se reuniu em um dos cantos do corredor (onde eles iam divulgar os aprovados) e esperamos. Dez minutos depois do combinado (claro que com a gente sempre tem que ser diferente kk) eles apareceram com as benditas folhas pra colar na parede do outro lado do saguão. Os nomes grifados com caneta amarela estavam aprovados. Tensa, me aproximei procurando meu nome. Quando achei foi um alívio. Mais uma etapa viria. Algumas pessoas com quem fiz amizade também ficaram e assim voltamos pro outro saguão (isso tá ficando confuso) aguardar a chamada para a próxima fase.
Não lembro quanto tempo esperamos (sinal de que a conversa tava boa), mas logo chamaram nossos números e pediram que nos organizássemos em uma fila por ordem crescente. Entramos novamente no auditório (que as cadeiras haviam sido removidas) e fomos para o reach test. Tu tem que ter no mínimo 1,60 e alcançar 2,12 na ponta dos pés sem o sapato. Uma menina foi eliminada.
Então formamos um círculo de pé e o recrutador ficou no meio. A atividade era de se apresentar: falar nome, de onde é e se trabalha (falar no que) ou não. Seja objetivo e responda apenas o que eles pediram. Mencionei isso no post do simulado também. Eles querem saber se tu sabe seguir regras. Ele só pediu teu nome, não o do teu cachorro e do teu papagaio. Não conte como tu conseguiu o emprego, quanto tempo tu tá nele, não justifique o porque de estar desempregado. Apenas responda o que ele quer saber. Ele virava pra cada um na sua vez de falar, e eu reparei que ele anotava ou um "ok" ou um "r" circulado depois de cada candidato falar. Olhe no olho, sorria, se esquecer ou travar numa palava, respire, peça desculpas e continue normalmente. Todo mundo fica nervoso, eles entendem e respeitam isso.
Beleza. A próxima era a do objeto (diferente daquela que fiz no simulado). Eles mostraram uma fita crepe e falaram que aquilo não era mais uma fita e que a gente teria que dar uma nova função pra ela. Não deu tempo de pensar. Ele soltou a fita na mão da menina e ela já teve que falar e assim foi até fechar a roda. Seja criativo, não tente falar algo que tu não saiba a palavra em inglês. Dá pra ousar sim, ideias absurdas são bem vindas (a minha a moça até achou engraçado). Eles estão ali pra avaliar a tua criatividade, teu comportamento, como tu te porta, e sempre teu inglês. Não fique parado como uma estátua, tente mostrar que está confortável, mas permaneça na pose de comissário elegante, mas repito: não endureça a coluna e os braços ao lado do corpo parecendo um robô. Pense no que eles acharão disso quando virem um comissário se portando assim. E sempre sorria.
A última foi em duplas. Era pra saber algo diferente sobre o coleguinha e depois apresentar pra todos. Se tu não tem nada interessante pra contar (o que eu duvido), não faça a besteira de comentar que tu "tem o hábito de dormir sempre às 21h" como o que eu ouvi lá. Comissário tem horário fixo? Não. Ele tem que dormir às 14h fingindo que é 21h às vezes. Não se auto sabote. Errou? Falou que a menina trabalhava 80 anos ao invés de falar 8 (meu amigo falou isso, se embananou todo kk)? Conserte a frase, abra um big sorriso, uma risadinha e passa a palavra adiante.
Saímos da sala novamente e em uns 10min (ou 20?) colocaram uma folha apenas com números na parede. Os que estavam nela, estavam aprovados. Duas amigas que fiz foram eliminadas, dentre muitos outros. Voltamos para o saguão e aguardamos novas instruções. Finalmente todos os aprovados de cada grupo de 200 estavam juntos novamente. Eram uns 120 talvez. A pessoa de humanas aqui insiste com os números kkk
Chegou a fase do teste de inglês. Eram duas ou três provas diferentes com 10 questões com alternativas para preencher lacunas. A Rejane frisou umas quinhentas vezes que era pra gente colocar APENAS nosso nome e nosso número na folha, perguntou se tínhamos entendido, se tinha sido clara, e ainda acrescentou que nós íamos nos impressionar. Quando viramos a prova pra fazer tinha no cabeçalho espaço pra preencher com nome, e-mail e telefone. O que eu fiz? Preenchi tudo, óbvio. Não sejam essa pessoa. Não sejam eu. Sobre a prova, eu pessoalmente achei difícil.
Só quando entreguei a prova é que me liguei que aquele negócio de colocar apenas nome e número poderia ser um teste de atenção (mencionei sobre isso no post do simulado). Ela pediu e eu não cumpri. Saí do auditório arrasada. Olhei pros meus amigos e compartilhei aquele meu pensamento. Na hora a gente pensa em tudo, do melhor ao pior, não tem jeito. Demorou até o resultado sair. Eles chamaram individualmente alguns números, até que enfim a Rejane saiu pra falar com a gente.
"Vocês estão oficialmente aprovados para o Assessment Day."
Essa frase soou tão linda que vou tatuar. Me pareceu ainda ser os 120 que foram fazer a prova, mas depois meu amigo disse que alguns foram eliminados. Entramos pela milésima vez no auditório e foi a hora de jogar algumas reais. Na próxima fase, todas as gurias de saia, camisa e blazer, meia-calça cor da pele, esmalte vermelho, francesinha ou nude, cabelo bem preso num coque, nenhum fio solto, sapato alto e maquiagem bem estilo Emirates. Pros guris é terno, sapato, gravata, barba feita e cabelo cortadinho bem bonito. Nada de novo, né? Pois vocês iam se assustar com as barbaridades que a gente vê por lá.
A Rejane deu duas datas que a gente pôde escolher pra fazer o AD e então pediu pra que a gente adicionasse ela no Facebook (vantagens de ainda ter uma conta naquela rede social - quem não tinha teve que criar) e entrasse num grupo onde ela iria postar todas as informações de documentação que precisa levar e como tem que ser as fotos. Tudo isso demorou anos, mas no final deu tudo certo. Seja paciente, "sorria e abane".
Quando cheguei em casa percebi que não tirei nenhuma foto, sorry not sorry. Eu tava nervosa demais pra pensar em qualquer coisa que não fosse relacionado à seleção. Mas prometo que no Assessment eu tiro uma. E vou parar por aqui porque preciso me focar e continuar pesquisando sobre essa próxima etapa. Ah! No final do dia, a Rejane postou em um outro grupo do Face que foram 570 pessoas ao total. Wow!
Se eu deixei de mencionar algo que tu queira saber, lembre perguntar nos comentários pra que mais alguém que tenha a mesma dúvida possa procurar também. Nos vemos no próximo post que será sobre a próxima fase. Até breve!
EDIT: Clique aqui para ler o post sobre o Assessment Day
0 comentários