Comissária
Seleção
Simulado de seleção (minha experiência)
10:39Ei, pessoas! Tudo bem? Hoje vou contar a experiência que tive semana passada no simulado de seleção que minha escola fez. Então clica aí e senta que o post é longo!
O projeto se chama Portas Abertas. Eu nem sabia, ou pelo menos não me lembro, da existência disso e me pegou bastante de surpresa quando vi o e-mail. Não devia dar uma dica óbvia dessas (pra vocês que vão entrar pra esse ramo da aviação), mas a moral é tu estar ligado na caixa de entrada, colocar notificação no celular e no computador. As oportunidades vem e vão muito rápido. Os primeiros 20 que respondessem o e-mail estavam dentro.
Um pouco mais tarde recebemos resposta que nossa participação estava confirmada e os detalhes do que ia acontecer e o que precisava levar. O que fez meus olhos abrirem foi a prova de geografia. Na hora já congelei porque é uma área que eu sou péssima. Corri pro Google e YouTube pesquisar geografia nas seleções, geografia e aviação, e nada. Nenhum blog fala de como é a prova de geografia nas seleções. Estava ferrada. Decidi então pesquisar o básico e tentar memorizar.
Acabei deixando pra escolher a roupa no dia anterior à noite (não façam isso) enquanto podia estar dormindo e descansando (eu fico muito nervosa e ansiosa e durmo muito mal no dia anterior a eventos importantes então alguns minutinhos a mais fazem toda a diferença pra mim). Acabei me estressando (aquele lance de "não tenho roupa" sendo que o armário tá cheio) e a primeira que provei escolhi. Fui dormir às 22h.
Como mencionei, sou ansiosa, mas pra quem não me conhece, também sou perfeccionista. Acordei às 5h (3h antes do evento) pra fazer tudo com calma e perfeito. Coloquei a roupa, fiz meu cabelo (agora que consigo prender ele no coque de novo, demoro um pouco mais de tempo) e fui me maquiar. 6h desci pra tomar café e 7h saí pra pegar o trem. Nesse meio tempo tentei dar algumas revisadas em geografia mas me convenci de que nem ia adiantar.
Cheguei na escola 7h40 (essa rotina era a que eu sempre fiz quando estava cursando) e já encontrei alguns colegas meus. Preste atenção nesse detalhe. Nesse momento já dá pra perceber o interesse dos candidatos. Eles se preparam e chegam cedo no local. Não é porque é um simulado na escola que não vamos levar a sério né. Ficamos na sala conversando. 12 de 20 estavam presentes. E os outros 8?
O evento atrasou uns 17min. Fique esperto que isso faz parte do teste também. O quanto tu tá disposto a esperar pra lutar pela vaga? Tem seleções que atrasam uma hora! Eles testam a tua paciência ao extremo pra ver o que tu é capaz de fazer quando perdê-la. Quem é você na fila
A primeira etapa foi de testes: personalidade, psicológico, memória e atenção. Essa parte não tem como eu dar dicas. É muito pessoal, mas te digo que não achei difícil porque a maioria eu já conhecia. A segunda foi prova: português, geografia, conhecimentos técnicos (o que aprendemos no curso) e gerais. Português é bastante separação de sílaba, palavras masculinas e femininas, pontuação. Não achei difícil. Agora geografia eu quis chorar. Era o mapa do Brasil EM BRANCO. Aí tu já sabe o que a gente teve que fazer. Se não sabe, eu digo entre lágrimas: colocar o nome sniff de cada sniff estado e capital 😭😭😭😭 Nem preciso dizer como fui né... Pelo menos agora já sei o que preciso estudar!!!
Essa é a coisa boa de fazer simulado. Se for passa vergonha pelo menos é na frente de 20 pessoas que tu conhece.
Depois disso tivemos um intervalinho e partiu apresentação pessoal.
Para essa parte tentei pensar nas informações mais relevantes sobre mim. Teríamos 3min pra nos apresentar e falar sobre um objeto (essa atividade vocês devem conhecer, mas falo sobre ela mais pra frente). O que é importante eles saberem? Primeiro: nome, idade e de onde tu é (lembre que a seleção normalmente acontece em São Paulo e vai gente de tudo que é canto do país). Se tu é formado e se já trabalhou, vale mencionar a área e alguma qualificação que acha que vai te destacar. Aí vai da tua criatividade mencionar algum projeto que participou que te diferencie dos outros (voluntariado, terceira língua, trabalho no exterior). Tivemos que citar uma qualidade e um ponto a melhorar e a famosa pergunta da razão de tu querer ser comissário. Nessa parte, conte algo curto >resumido< e que não tome muito tempo porque tem mais gente pra falar. São 3min pra TUDO isso, e tu ainda tem que falar do objeto. Mas seja convincente. E não vem com essa de "adoro viajar, adoro pessoas" porque todo mundo já sabe.
A atividade do objeto é muito interessante. Através dela eles avaliam a tua criatividade em escolher um objeto diferente e destacar características dele que tu te identifica também. Pense em algo pessoal teu, que tu goste, a utilidade dele, se ele fez alguma diferença ou como ele se aplica na tua vida, no teu dia a dia. Tente encontrar conexões com algo que tu faça. Coisas em comum. Pra quem não tem ideia de como começar, tem bastantes sites na internet que dão exemplos super legais que tu pode te basear. BASEAR e não copiar. Procure ser original. Eles vão gostar.
Ah, entre cada atividade, o instrutor buscava explicar o porque aquilo era feito na seleção, o que eles examinam no candidato. Achei super legal porque dá pra ter ideia e se preparar porque essas seleções são all about "falar o que eles querem ouvir", sem ser forçado e mentir MUITO.
Sobre esse lance de mentir, na minha opinião o que vale é dar uma incrementadinha sim. Eu, por exemplo, mudei um pouco minha história do porque e como decidi ser comissária porque, cá entre nós, foi meio do nada e não tinha uma razão concreta. Só que eu não posso largar essa informação pra eles lidarem. Eu to fora na hora! E quero isso bem longe de mim! Então dei uma adaptada e fiz com que ficasse mais interessante e envolvente, mas que não soasse nada de mais a ponto de parecer exagerado.
Continuando... O primeiro dia acabou 12h. No segundo, seguindo a mesma rotina de acordar, me arrumar e sair, atrasou os 15min (eles explicaram que era a tolerância que temos na escola mesmo, pra quem chega atrasado, mas NÃO TE ACOSTUMA, chega cedo, não brinca com a sorte). Foi o dia de dinâmica. SUPER tranquila. Até me assustei que foi tão bom, simples e fácil. Mas te liga só. Depois percebi que era porque eu estava lidando com colegas que conhecia ha 4 meses. Éramos amigos. Tinha facilidade em conversar com eles, já conhecia e sabia lidar com cada um. Foi ótimo negociar, entramos em um consenso fácil demais pra ser verdade.
Na vida real, é muito provável que nós não conheceremos ninguém na seleção, tornando mais difícil pelo "fator ser humano": nós somos imprevisíveis. A forma com que cada candidato vai reagir à atividade é muito variável. Tem o que toma as rédeas se denominando líder, tem o que não concorda com nada mas não dá outra ideia melhor, o que fica quieto o tempo todo, o que dá ideia e acha que tem que ser a dele,... Ih, são tantas possibilidades... E tu vai ter que lidar com isso sorrindo, dando tua opinião e escutando os outros, tentando convencer
Mas sério. Se tem alguém que não concorda, tente entender o porque. Argumente, deixe bem claro o teu ponto de vista. Converse com o grupo e entrem em um acordo que quando o martelo for batido, quem estiver insatisfeito com a decisão aceitará e respeitará a democracia. A maioria votou, engole a mágoa e sorria. Se isso não ocorrer, pode acabar gerando conflito na hora de apresentar as ideias aos avaliadores. E eles percebem tudo. Tu não quer ser eliminado por uma baboseira dessas. Te liga mané.
Nessa hora a única coisa que os dois grupos pecaram foi o controle de tempo. O instrutor falou que teríamos 10min pra realizar a tarefa. Marquei no relógio, anotei a hora final e ao longo do tempo fui avisando os colegas quantos minutos faltavam. Quando chegou o limite, o instrutor permaneceu em silêncio. Olhei, verifiquei que ele não ia falar nada e continuamos debatendo até decidir finalmente um último ítem que faltava. O outro grupo fez a mesma coisa. E passaram-se quase 20min! Os dois estariam fora na hora.
A última atividade eu gostei muito. Era surpresa (nem estava inclusa no cronograma) e é feita pra avaliar como a gente se vira com algo surpresa mesmo. Tínhamos que responder aquelas perguntas "se eu fosse um (insira uma classificação de coisa aqui) qual eu seria". Tinha uma pilha de papéis dobrados e tínhamos que ir lá na frente de todo mundo, desdobrar um papel, ler em voz alta e já responder. A minha foi "se eu fosse um carro qual eu seria". Aí tu tem que responder rápido e logo emendar com uma explicação boa, positiva, criativa e que tenha a ver contigo. Vou te dizer que o negócio é doido. Meio se vira nos 30 só que dividido por 10. Era pá pum, 3seg, ler-pensar-responder. Morri de medo, mas depois quis ir de novo.
E aí veio a hora do feedback. Foi sincerão. Geografia geral foi mal (
O que eu achei de tudo isso? Cara, aprendi demais. Valeu a pena cada gota de suor, cada nervo que ficou tenso, cada tremelique. No final do dia fiquei exausta de tão tensa que eu tava. Como isso é possível, né? Imagina numa seleção de verdade! Percebi que tenho muita coisa pra treinar/melhorar ainda, que as pesquisas que fiz pra Emirates serviram como luva e que eu moro num país que nem conheço direito kkk 😱
Sobre o que vestir, segue minha opinião: como que tu quer ir numa seleção pra ser COMISSÁRIO e não vestir uma roupa parecida com a de um? Rapazes: terno, cabelo curto, bem cortado, sapato engraxado, gravata, "as usual". Girls: cabelo preso com gel num coque (quem tem cabelo curto e quer ir com ele solto pelamor que esteja acima do ombro), camisa, saia ou vestido >até o joelho< e um blazer. Tem que usar sapato de salto (baixo) sim e meia-calça sim. Unha e maquiagem bem feita nem precisava falar. Nada extravagante, escolha tons neutros. E tu vai arrasar, tenho certeza! No final do post vou deixar uma foto do que eu vesti (esqueci de tirar foto da make, mas fiz igual ao vídeo que postei no insta também).
Deixando mais uma vez claro que é a minha opinião. Teve gente que foi diferente no simulado e arrasou. Mas lembrem que é um SIMULADO. Não sei se nas companhias é assim e se eles aceitam. EU não arriscaria. (Aceito opiniões de frequentadores de seleção e comissários nos comentários please).
Queria finalizar com um agradecimento aos novos visitantes do blog. Sintam-se à vontade e voltem sempre! Tento postar às quartas-feiras sempre que posso/consigo e aceito sugestões de conteúdo que vocês querem ler. Me sigam nas redes sociais pra ficar por dentro de atualizações do meu dia-a-dia.
Vejo vocês no próximo post. Até breve!
0 comentários