Voltando a estudar

Ei, pessoas! Tudo bem? Muitos de vocês podem ter começado o curso de comissário logo depois de sair da escola ou da faculdade, mas tem um...


Ei, pessoas! Tudo bem? Muitos de vocês podem ter começado o curso de comissário logo depois de sair da escola ou da faculdade, mas tem uma porcentagem de pessoas que estava ha um tempo sem estudar e perdeu toda a prática. Eu era uma delas e no post de hoje separei algumas dicas pra engatar nos estudos e arrasar nas provas (seja no curso, na ANAC ou na seleção).
A minha situação no momento é essa: me formei, fiz ANAC mas fiquei presa no que eu não fazia ideia que hoje seria essencial pra mim. Esse ano completa 8 anos que saí da escola e eu não lembro de absolutamente nenhuma regra de português (muito menos a nova ortografia), quem dirá os estados e capitais da querida geografia. E é isso. Me encontro sem saída: preciso voltar a estudar e decorar. Mas como fazer?

Foi essa encurralada que me fez pesquisar dicas, aulas grátis, vídeos, tutoriais que me ajudassem a estudar e decorar com mais facilidade. Eu estudei no curso de comissário (e muito) e usei várias dessas técnicas que irei mostrar no post. Mais pra frente, quem sabe eu não compartilho meus resumos aqui? Querem? Comentem!

O primeiro vídeo que vou compartilhar com vocês é dessa YouTuber chamada Débora Aladim. Ela tem um canal só de dicas de como estudar pro Enem, com enfoque em história. Calma, a gente não vai olhar os vídeos de história e sim o que ela dá dicas pra memorizar: clica aqui. Ele é ótimo porque ela mostra váaaarias possibilidades de memorização. Mas como eu vou saber o melhor pra mim? Testando. Talvez demore um pouco até tu achar o certo, mas quando achar, meu amor, aí sim o negócio vai fluir, tenho certeza.

Beleza, tu já sabe as técnicas, sabe qual aplicar, vai ser barbada estudar pra ANAC. Vamos falar sobre a seleção. Sabemos que rola duas provas que cutucam nossos adolescentes interiores que se reviram dentro de nós: geografia e português. Sim, a gente tem que voltar lá pro ensino médio e reviver essas duas matérias (e chega né). Eu encontrei algumas coisas na internet que podem nos ajudar nessa hora.

Geografia é chatinho porque é só decoreba e esse vídeo aqui dá uma dica genial: o método Hendrix. O que é isso? Simplesmente a associação de palavras. Como o exemplo do vídeo traz, a palavra Acre lembra "acne" e Rio Branco pode ser representado com "creme branco" que remete ao tratamento da acne. Aí fica muito mais fácil de lembrar do estado e da capital. Legal né? Outra dica pra decorar é com música. Encontrei essa aqui muito boa (vem até com cifra pros que sabem tocar um instrumento). Aí é só decorar a letra e ser feliz.

Agora, como decorar o lugar de cada estado? Bom, esse é mais complicado, mas dá pra começar decorando por região, fazendo frases com a inicial de cada estado, e depois ir montando aos poucos. Um jogo que tem me ajudado muito é o Quizlet. Nele é possível brincar com vários métodos (desde completar palavra, ver a imagem do estado e colocar o nome, ver o nome do estado e colocar a capital, ou vice e versa, etc) sem ser tão entediante e quando viu já sabe o mapa do Brasil inteiro de cabo a rabo.

Já sabemos o que precisamos estudar de geografia. Mas e português? O que cai na prova? Basicamente tudo o que mudou na nova ortografia: acentuação (sílaba tônica: oxítona, paroxítona e proparoxítona), pontuação (hífem) fora coisinhas simples como x ou ch, g ou j, s ou c, mas ou mais, mal e mau, etc. Pra estudar isso, só sentando com um caderno, copiando as regras, e escrevendo frases e fazendo exercícios. Tem alguns online, vale dar uma procurada no Google.

Eu encontrei esse post com 10 regras de acentuação muito bem escrito e detalhado. Além do mais, fuçando nesse site encontrei várias outros posts com explicações de regras da lingua portuguesa e acho que vale a pena dedicar um tempo pra ler e fazer muitas anotações.

Fora que é muito importante saber interpretar texto (cai alguma questaozinha assim). Nesse link aqui tem umas dicas muito boas pra ficar ainda mais craque em interpretação. Outra coisa que eu ouvi falar que cai também é questão de raciocínio lógico. Confere aqui algumas dicas sobre esse tema.

Lembrando que todas as dicas que dei aqui são gartuitas, tu só precisa pesquisar, ir atrás e se esforçar pra ter um tempo de estudo legal, um tempo de pausa, uma hora de sono saudável, um lanche, e assim vai. Se vocês quiserem mais dicas pra estudar, me deixem saber nos comentários. Nos vemos no próximo post. Até breve!

Você também pode gostar

0 comentários

INSTAGRAM @ MALU DAUER