Como lidar com a eliminação

Ei, pessoas! Tudo bem? A maioria de vocês que me segue no Instagram se admiraram e elogiaram a maturidade que eu tive ao lidar com minha ...


Ei, pessoas! Tudo bem? A maioria de vocês que me segue no Instagram se admiraram e elogiaram a maturidade que eu tive ao lidar com minha resposta negativa sobre a seleção da Emirates (que eu tanto esperei que desse certo). Hoje o post é com dicas pra sair de cabeça erguida depois de ouvir um "não".



Não vou mentir que foi um processo longo e dolorido. Acompanhando meus posts desde a última fase da seleção, tu pode ver que eu fiquei nervosa, mal dormia, e conforme o tempo foi passando, meus colegas iam sendo aprovados e eu ia ficando pra trás, mais certa eu ficava de que alguma coisa podia estar errada. Foi nesse momento que comecei a me preparar para o pior.

Não digo que sou uma pessoa negativa, pessimista (na verdade eu sou, mas estou progredindo e me tornando muito otimista do último ano pra cá), mas uma coisa estava clara: se era pra eles me chamarem, teria sido logo. E outra: eu não era tão obcecada pela Emirates a ponto de sofrer, chorar litros e ficar de luto. Foi tudo um a surpresa pra mim, então o que estava vindo era lucro. Claro que seria bom se eu tivesse passado, mas eu já tinha chegado bem longe e estava contente com o meu progresso.

A primeira dica de aceitação é pensar que tu fez o teu melhor. Se tu não reconhecer que tua dedicação foi o máximo que tinha pra dar, então quer dizer que tu não se esforçou o bastante. Eu sei que é difícil pensar assim. É uma linha tênue entre pensar que tu foi o melhor vs. pensar que tu deu o teu melhor. Não entre nessa vibe de se achar a última bolacha do pacote. Não é bem assim também.

Tente eliminar pensamentos que te coloquem em modo de negação. "Se a Azul não me quis quem vai me querer, ninguém gosta de mim, eu não sirvo pra nada". Calma, senta, repensa teus atos, talvez foi algo que tu falou, a camisa ficou fora da saia, o coque que não tava bem preso... Sempre, SEMPRE tem um porque. Eles podem não te dizer, mas sempre tem. Busque sempre a perfeição (não se ache o perfeito, mas tente corrigir e pensar em tudo o que possa causar uma boa impressão).

Agora presta bem atenção aqui: tem gente que fica anos A-N-O-S tentando. Nem sempre é de primeira. E tu não é o pior de todos por ter tentado e não ter passado (tu também não é o melhor, o top da balada por ter passado de primeira, lembre-se disso). Se tu quer mesmo tu vai tentar de novo, vai chegar lá, sorrir muito e passar por tudo de novo, do zero, como se fosse a primeira vez, até conseguir. Tem vaga pra todo mundo! Não é uma competição, ninguém é teu concorrente, quem pensa assim tá no ramo errado. Só tu é teu concorrente. E não seja teu próprio inimigo, não se culpe, não se odeie, não se castigue. Nós somos seres humanos, cometemos erros. Caímos, levantamos, tentamos de novo e obtemos sucesso. É assim que a vida funciona.

Dito isso, outra coisa muito importante e que tem muito a ver com o que eu falei ali em cima: não se compare. As pessoas são diferentes, aprendem diferente, têm vivências diferentes, agem diferente. Não faz nenhum sentido colocar a vida dela do lado da tua, o processo dela e o teu, e ficar vendo o que ela fez que tu fez diferente. Não quer dizer que o que ela fez se tu fizer igual vai dar certo. Cada um tem seu tempo, a sua hora. Assim como pode ser a tua hora agora, pode não ser a minha e eu vou continuar tentando.

Eu repeti isso muitas vezes no blog, nos posts do Insta, nos stories, mas tu precisa enfiar na cabeça a parte boa disso tudo. Ao invés de "eu só cheguei até o Assessment Day" pense "olha até onde eu cheguei, tem gente que nem passa da entrega do currículo". Jogue fora de uma vez o pessimismo. E se tu for essa pessoa que não passou da entrega do currículo, senta aqui comigo. Vamos conversar. Tu precisa revisar urgentemente os primeiros passos básicos: tua postura, sorriso, se o currículo realmente tá de acordo, se teu inglês tá bom. Tem várias coisas que podem te eliminar ali. Aí nem adianta tu focar na entrevista.

Tá, agora vamos pensar. E se tu não for a pessoa pessimista e sim as que estão ao teu redor? Se afaste delas, pelamor. Se tiver alguém te colocando pra baixo, por favor dê um jeito de mandar ela pra longe. A última coisa nesse universo que tu precisa é de gente que não acrescenta em nada. Tu precisa de gente que te motive, te inspire. Siga perfis no Insta com dicas, frases legais que te coloquem pra cima sempre. Se tem gente reclamando, mute já.

Nunca pense que tu perdeu tempo indo na seleção já que não ia ser selecionado mesmo. Pense no quanto de coisa tu aprendeu, nas pessoas que tu conheceu, em toda a experiência vivida. Isso ninguém tira de ti.

Pra escrever esse post, pesquei sobre otimismo e descobri que existem dois tipos. O real e o cego. O cego é aquele que parece que tu tem uma armadura, sempre pensa de nariz empinado, nada pode me atingir. "Isso pode levar a um excesso de confiança, ingenuidade, desapontamento ou até mesmo a situações perigosas." Já o real é quando tu encara os desafios e diz pra si mesmo que tu consegue e vai lidar com eles. Pense assim com a eliminação "eu consigo lidar com a eliminação, não vou me deixar abalar e vou tentar de novo".

O que também ajuda muito é o uso de frases motivadoras espalhadas por onde tu passa. Eu tenho no fundo de tela do meu celular e no papel de parede do meu computador. Assim, todo o dia que eu abro e mexo, olho ela e já internalizo. É muito legal e super bonitinho imprimir e fazer colagens pra colocar na parede. Pode ser do quarto ou do escritório (até no banheiro pra quando tu passar por ali já repetir na cabeça.

Se permita sofrer um pouco, é normal e é bom ficar triste com a eliminação. Não guarde o choro (se tiver vontade de chorar), divida com algum amigo o que tem guardado ou escreva num diário ou blog o que está sentindo. Mas por pouco tempo, tá? Depois tu seca esse rosto, toma um banho, acende um incenso, e só mentaliza coisas boas de novo. É um ciclo.

E uma prática diária também. Comece pequeno (como começar uma língua nova) e depois aumente para desafios ainda maiores (mudar da casa dos pais, mudar de país, largar o emprego pra seguir seu sonho). Os desafios fazem parte da gente. A gente tem que se forçar a sair da zona de conforto, se arriscar. Só assim aprenderemos como que a gente funciona pra saber lidar com nossos sentimentos.

Enfim, espero ter ajudado de alguma forma. Se tu tem alguma dica ou algum processo que tu faça em casa que te ajude a mentalizar coisas positivas, deixa aqui nos comentários pra ajudar também o pessoal que sofre com isso.

Nos vemos no post semana que vem!

Até breve!

Você também pode gostar

0 comentários

INSTAGRAM @ MALU DAUER