A famosa ANAC (um guia passo a passo)

Ei, pessoas! Tudo bem? Aprovada na ANAC, hoje sentei pra escrever detalhadamente todas as informações pra tu arrasar nessa prova. Bora?


Ei, pessoas! Tudo bem? Aprovada na ANAC, hoje sentei pra escrever detalhadamente todas as informações pra tu arrasar nessa prova. Bora?


*Esse post é expecífico para quem vai fazer a prova de Comissários de Bordo pela primeira vez. Não sei como são as coisas para Piloto, Mecânico de Voo, etc. Favor pesquisar.*

Primeiro, sempre repetirei a frase do meu querido professor (de SEV e SAC) Kneipp "estudante tem que estudar". E não é que é verdade? Estude, faça resumos, esquemas, tem várias páginas no Facebook, contas no Instagram, posts de blogs que postam de graça. Começa a seguir essas contas, copia, cria a tua versão, mas tenha isso na tua frente. Lembra quando dei dicas pra aprender inglês em casa (post aqui)? É a mesma técnica. Ver posts de estudo e resumo vai te motivar a fazer também.

Falando nisso, eu colei os esquemas na parede na frente da minha mesa de estudos. Se eu não lembrava de algo era só olhar pra cima que a resposta tava ali. Isso ajuda na fixação e também na organização do teu material (bagunça na mesa só confunde e atrapalha). O ambiente tem que ser limpo, arejado. Pense nisso e no seu cérebro como vai absorver.

As canetas coloridas, lápis de cor, giz de cera ajudam muito. Eu como uma boa virginiana adoro fazer tudo bem colorido bonito e ao mesmo tempo simples, objetivo. Mas se tu não tem tempo pra isso, usa uma cor só, mas tenha um marca-texto pra sempre destacar o que é relevante, o principal. Sublinhar vale também.

Eu prefiro muito mais fazer os resumos à mão, até porque escrever me faz gravar mais. Tu tem que achar a melhor forma que te ajuda a fixar o conteúdo. Gosto do papel também porque posso levar pro meu quarto e desligar a internet, me afastar do mundo digital (o que é uma distração muito grande pra mim). Tu tem que descobrir qual é a tua também (o cachorro, a mãe puxando assunto, a música do vizinho,...).

Tudo é muito variável. Depende da forma com que tu grava as coisas: visual, auditiva ou cinestésica. O que foi certo pra mim não quer dizer que vai dar pra ti. Por isso é importante testar. O cachorro pelo contrário pode ser uma ótima companhia nas horas de estudo. A música pode te ajudar a concentrar (se for escolhida direito). Pra estudar, eu adoro colocar uma playlist no YouTube de músicas pra relaxar. Já pra fazer simulado, preciso de concentração total, então não pode ter nada que tire minha atenção.

Simulado. Esse vai ser teu grande amigo nesse tempo de preparação pra ANAC. Tem os gratuitos e os pagos. Pra ser sincera, não senti GRANDE diferença nas questões de ambos. O conteúdo é o mesmo. O que muda é a organização do site, a disponibilidade das questões (no Piloto Civil - gratuito - não é possível fazer os 4 blocos um seguido do outro, já no Aerosimulado - pago - tu pode simular real, com cronômetro e tudo). Fiz nos dois porém preferi fazer no Aero pelo fato da simulação real, mas vai de ti.

Sempre que terminar um simulado, vá conferir as questões que errou e anote numa folha os conteúdos que precisa reforçar. Circule, grife, pinte. Mas não precisa voltar no material pra estudar de novo. Eu comecei fazendo isso e depois percebi que estava sendo perda de tempo. A moral é fazer simulado. Uns 10 por dia (vide os 4 blocos juntos. 10x4 = 40 blocos, 10x80 questões por simulado = 800 questões por dia).

É. O teu cérebro vai fundir. Tu vai ter dor de cabeça, vai querer arrancar cabelo, vai chorar, vai sonhar com questões toda a noite, não vai conseguir dormir, vai perder a festa dos amigos, vai desistir mas depois vai se arrepender e vai abrir de novo o site... Passei por tudo isso. Foi sofrido, foi. Demais. Queria explodir tudo (muitas vezes). PORÉM o final posso te garantir que é feliz. Vai valer a pena esse esforço. A dor de barriga na hora da prova vai vir, mas o APROVADO na tela final vai pagar por tudo isso. To te dizendo!

Então, se mesmo assim tu chegou aqui e tá confiante que quer passar por isso e ser um vitorioso, continua lendo porque agora vou te contar todos os passos desde como se inscrever nessa bendita (porque vamos combinar, que processinho chato hahaha) até a aprovação.

1. Não preciso nem comentar que tu precisa ter teu Código ANAC e ter sido aprovado em TODAS as matérias do curso de Comissário (inclusive na sobrevivência e marinharia). Se tu não tem certeza se teu resultado já saiu, confere aqui. Se essa já é a tua realidade, (primeiramente parabéns por ter sido aprovado no curso) próximo passo!

2. Tu vai precisar ter uma graninha pra pagar essa prova (eu particularmente achei ela meio cara). Pra gerar o boleto tu precisa entrar nesse sistema aqui e selecionar "COMPLEMENTO DE PGTO" (PGTO = pagamento). Clica em "pesquisar" e depois clica no link que aparecer. Vai aparecer uma tela com várias coisas pra preencher. O valor de cada bloco é R$ 68,21 por matéria (nossa prova tem 4 blocos, 4x68,21 = 272,84 reais). Coloque esse valor na primeira lacuna e clique na mini calculadora que tem logo abaixo. Depois preencha com o CPF e o nome do contribuinte e clique em "confirmar". Depois disso tenho quase certeza de que o boleto aparecerá para ser impresso e tu deverá pagar o mais breve possível. Salve/guarde o comprovante. Irá precisar dele depois.

3. Pagamento realizado? Ótimo, agora é hora de preencher a folha de inscrição. Ela se encontra no Apêndice B desse link aqui (página 23).

Pausa aqui pra dizer que esse último link  que coloquei aí em cima é um arquivo de 29 páginas que tem TUDO completamente TUDO o que estou contando aqui pra vocês (só que de uma forma muito mais complicada de entender). É basicamente o documento oficial que reúne todas as regras sobre as provas da ANAC. Eu sugiro que tu leia, mesmo que não entenda tudo 100%.

Voltando... Imprime aquele apêndice. A primeira coisa a assinalar é o exame que no nosso caso é CMS (sigla para "comissário"). Coloque teu nome, teu código ANAC, CPF, telefone e e-mail. Pro agendamento tu vai ter que saber onde fica a Agência mais próxima de ti. Pra isso, veja nesse link aqui. Escolha o turno, as três datas que tu gostaria de fazer a prova e se quer que a ANAC reagende caso essas datas estejam lotadas. Agora sim, na parte do pagamento tu vai precisar do comprovante do passo 2, lembra? Coloque a data que tu fez o pagamento, marque o serviço que tenha "5118" (que é o código da TFAC de Comissário), o valor e os 6 últimos dígitos do número da autenticação bancária do comprovante. Coloca a data e por fim, assina. Ufa!

4. Mas o que tu vai fazer com a inscrição na tua mão? Vai ter que escanear pra digital. Pode ser em PDF ou JPG. Aí cria um e-mail com o destinatário pra "agendamento.exame@anac.gov.br" e coloca o documento que tu preencheu em anexo. O título do e-mail pode ser "Solicitação de Inscrição" como eu coloquei. E agora aguarda o e-mail de confirmação com a data e hora que tua prova será.

5. Enquanto isso, tu precisa de uma foto 3x4 atual revelada em papel foto pra levar junto no dia. Te preocupa em tirar ou revelar uma que já tenha. Eu levei a que usei na seleção da Emirates.

6. Quando o e-mail vier, vai vir junto em anexo um documento pra imprimir. Eu imprimi, assinei, levei e no final nem precisava, porém não vale arriscar, nunca se sabe. Agora é só esperar o grande dia. E continuar fazendo simulado hein.

7. No dia antes da prova, assiste um filme de noite e vai dormir cedo. Descanse a mente. Tu maltratou ela por todo esse tempo, agora dê um tempo. Lembre de separar na mochila a calculadora com as 4 operações, caneta e lapiseira transparente, borracha, grafite, documento com foto, a foto 3x4 e o papel impresso lá.

8. No dia da prova, coma algo leve. A prova dura 2h (30min pra cada bloco) porém tu vai fazer em muito menos tempo. Tente não pensar muito sobre ela, não pegue o material, só vai te estressar. Tu sabe o que tu sabe, não é hora de tentar aprender algo. Se programe pra chegar 30min antes no mínimo. Ao chegar lá, é preciso fazer um "check-in" na recepção pra comprovar que tu tá ali e é só aguardar. Eu cheguei 8h20 (a prova era às 9h) e o fiscal logo me chamou pra fazer a prova, então saí ganhando. Ele deu todas as instruções de como funciona o sistema, guardamos nosso material e entramos na sala.

9. Durante a prova se certifique de ler atentamente. As questões têm pegadinhas (assim como vocês vão ver nos simulados), um "não" na frente pode mudar toda a resposta. Tu só pode errar 6 questões, ou seja, acertar no mínimo 14, pra não reprovar no bloco. Como tu vai fazer rápido, vai ter tempo de sobra pra olhar uma por uma de novo e revisar. Só assim, quando tiver confiante (e se não tiver, mesmo assim) clique em "enviar". O resultado sai na hora.

10. Se tu foi aprovado, parabéns! Agora é só montar teu currículo e aguardar as seleções (e continuar estudando né - farei um post sobre isso mais pra frente). Porém, se tu não foi aprovado, não fique triste. É uma prova difícil, tem muito conteúdo e o nervosismo atrapalha muito (digo por experiência própria durante o curso mesmo). É possível fazer de novo. Um bloco reprovado pode ser pago e refeito individualmente = 2ª Época. Mais de um reprovado tu deverá fazer a prova toda de novo (e pagar tudo também). Tu tem até 90 dias pra marcar a 2ª Época. Nessa etapa algumas coisas são diferentes (daí te sugiro ler aquele arquivo de 29 páginas que te falei lá em cima nesse post, lembra que tem tudo lá?).

E chegamos ao fim de mais uma etapa. Curso check ANAC check! O próximo passo? Vocês vão ter que aguardar os próximos posts. Vejo vocês semana que vem. Até breve!

Você também pode gostar

1 comentários

INSTAGRAM @ MALU DAUER