Como estudar inglês em casa (10 dicas)

Ei, pessoas! Tudo bem? Algumas pessoas já me perguntaram como eu aprendi inglês e me pediram dicas de como aprender, praticar, etc. Então...


Ei, pessoas! Tudo bem? Algumas pessoas já me perguntaram como eu aprendi inglês e me pediram dicas de como aprender, praticar, etc. Então sentei hoje pra reunir tudo o que acho que pode te ajudar, afinal, pra ser comissário deve ter inglês intermediário (no mínimo!).

Vamos começar com a minha história. Se tu não quiser saber, pula mais pra baixo direto pras dicas.

Comecei fazendo curso de inglês quando criança (não lembro exatamente quantos anos eu tinha, mas era bem novinha). Vou citar o nome das escolas pra ser mais fácil explicar. No início tinha uma professora particular que dava aula pra mim e pra minha irmã (acho que tinha uns 6/7 anos). Minha irmã teve a sorte de pegar ensino bilíngue na escola (na 4ª e 5ª série), eu não. Então, pra me ajudar, abriu um curso de inglês dentro da minha escola (se não me engano se chamava CICS). Me inscrevi. Fiquei lá por um ano mais ou menos. Depois tentei Wizard, mas não me familiarizei com o método. Então entramos (eu e minha irmã) no Challenge e ficamos até nos formar em 2012. No mesmo ano fizemos a prova PET da Cambridge (não é muita coisa, mas já é um certificado importante) e fomos aprovadas. Fiquei sem estudar inglês até 2016 quando conheci e entrei na UpTime (a melhor escola, na minha opinião), me formando em 2017. E esse é o meu histórico com a língua. Sempre gostei muito de cantar músicas em inglês então escrevia as letras pra decorar e cantar junto, me ajudando a entender as palavras, aprender a escrita e como se fala. Minha segunda rede social favorita, depois do Twitter, é o YouTube, e assisto muitos vídeos de americanos e canadenses, o que me ajuda a treinar o ouvido. Em 2017 comecei a comprar livros apenas em inglês. É mais caro, eu sei, mas vale muito a pena.

Gostaria de deixar claro que eu não sou a melhor pessoa pra dizer se funciona aprender do zero um língua nova com essas dicas (porque eu fiz muitos anos de curso e uso elas apenas pra manter meu inglês fresco na cabeça), mas acredito sim que é possível. São apenas três pernas que tu precisa praticar: ouvido, fala e escrita. E todas elas estão envolvidas nas dicas abaixo.

1. Combine comigo que sempre que tiver uma palavra que tu não sabe o significado, tu vai anotar, pesquisar no dicionário e fazer três frases com ela. Esse é o primeiro passo. Pare tudo o que tu tá fazendo na hora que ouvir ou ler a palavra desconhecida. Faça um caderno apenas pra palavras novas.

2. Todo o filme, série ou vídeo que tu for assistir, vai ser em inglês. Se tu gosta de assistir vídeo de maquiagem, procure maquiadoras americanas. Quer assistir filme? Nada de dublado! Nunca. Jamais! Já tá na hora de abandonar isso né. E quem sabe, que tal arriscar assistir com a legenda em inglês? Super legal!

3. A mesma coisa serve pra leitura. Notícias, blogs, livros, até mesmo as redes sociais (tem como mudar a configuração e alterar o idioma). Se quiser ser radical, mude até o idioma do celular! Vai te forçar diariamente a lidar com a língua.

4. Falando em diariamente, se programe a estudar pelo menos uma hora por dia. Não precisa ser uma hora seguida. Pode ser ler uma notícia de manhã, assistir um vídeo de tarde,  um artigo de noite... De pouco em pouco tu pode ir aumentando. Vai pegar gosto pela coisa.

5. Mas se tu quiser pegar pesado no estudo, vale implementar o Cronograma que indiquei do @Diário_ a_Bordo no Instagram. Super completo!


6. Não tem essa de preguiça. Se tu trabalha ou estuda e não tiver tempo, é mais complicado? É. A gente sabe. Mas tente acordar uma hora mais cedo. Faça esse sacrifício. Inglês é uma língua super importante e essencial pra carreira que tu quer seguir. Eles não vão te esperar, então tu tem que correr.

7. Música em inglês nem se fala. Durante a lavação de louça, banho, baixe aquele aplicativo que coloca a letra (ou use o YouTube mesmo e procure vídeos com as lyrics) pra aprender. Daqui a pouco já vai tá cantando junto! Deixa o pagodão e funk pra balada. Depois tu pode descer até o chão com eles lá em Dubai.

8. Seria muito bom praticar a conversação também. Tu provavelmente tem amigos que falam. Quando encontrar eles, combine de conversar um pouco. No início vai ser difícil por causa da timidez (eu tenho muita vergonha de falar na frente dos outros), mas vai ser bom pra ti. E se ele for um amigo legal, vai saber que tu tá aprendendo e vai querer te ajudar.

9. Caso conversar com um amigo teu não seja um opção, tem sites que fazem chamadas com pessoas de outros lugares do mundo pra treinar inglês. Nesse link aqui tem cinco sites gratuitos nos quais tu pode conversar por vídeo ou áudio com nativos da língua. Demais!!!

10. Achou que eu não fosse falar do Duolingo, né? Bom, pra mim ele nunca foi muito útil. Talvez pra aprender vocabulário no início, mas depois, fica muito complicado aprender a se comunicar. Ele apenas ensina a palavra e como aplicar ela numa frase (lembra da dica que eu dei no ponto 1?). Maaas, tem muita gente que adora ele, então fica a teu critério decidir usar ou não.

E aí? Acha que dá pra tirar alguma coisa dessas 10 dicas? Monta teu cronograma aí com o que acha que vai funcionar melhor pra ti e manda pra eu ver! Posso até compartilhar no insta pra mais pessoas se inspirarem. E bora colocar em prática. Xô procrastinação, bora ficar fluente!

Nos vemos no post da semana que vem. Até breve!

Você também pode gostar

0 comentários

INSTAGRAM @ MALU DAUER