Série: La Casa de Papel

Ei, pessoas! Tudo bem? Estou aproveitando o feriadinho do Dia do Trabalho (1/05) pra escrever um post novo pra vocês com uma dica de sé...


Ei, pessoas! Tudo bem? Estou aproveitando o feriadinho do Dia do Trabalho (1/05) pra escrever um post novo pra vocês com uma dica de série bem boa pra assistir num dia como hoje (aqui onde eu moro está chovendo e fazendo um friozinho bem bom pra ficar embaixo da coberta comendo porcaria e assistindo Netflix). Então senta aí e lê com atenção que a dica é boa.


Anteriormente eu mencionei neste post aqui (clique aqui para ler) que não curto a língua espanhola e tenho um leve pré-conceito dela. Acontece que essa é a segunda vez que tenho receio em começar a assistir algo por causa dessa língua. Admito que foi um tapa na minha cara porque eu não fazia ideia do que estava perdendo. Olha eu aqui vindo indicar coisa em espanhol de novo!


Ela pode não ser tão novidade assim, mas é meio recente. Certamente tu já ouviu falar da tão comentada Casa de Papel (La Casa de Papel, título original). Teve até notícia na TV de gente copiando o estilo da série pra... Bem, vamos falar sobre o que se trata a série primeiro, né?


Então. A história é sobre um homem que atende por "el professor" que, durante muitos anos, bolou um plano infalível de tomar a Casa da Moeda da Espanha e produzir seu próprio dinheiro. Ele então recruta oito criminosos com diferentes habilidades para treinar e passar todas as instruções para que tudo seja executado com êxito. Durante cinco meses eles ficam confinados recebendo orientações, dicas, estratégias prevendo cada passo que a polícia pode dar. Chegado o dia de colocar em prática, os oito fiéis alunos dominam a casa com 67 reféns. Tudo a partir daí fica nas mãos do professor que está do lado de fora, estudando cada movimento da polícia e instruindo os alunos para conseguir obter sucesso. O final... Bom, fica pra quem quiser assistir a série.


O que mais me empolgou ao longo da trama foi que o professor SEMPRE tinha um plano B, C, D, E, F, tudo calculado. Aquele "e se" que a gente sempre tem que pensar, ele já tinha até uma estratégia pra isso. Nada pegava ele desprevenido. Outra coisa legal é que a regra número 1 que ele colocou é não saber nada da vida um do outro. Cada um teve que escolher um codinome (no caso foram escolhidos nomes de cidades - Tóquio, Berlim, Nairóbi, Rio, Oslo, Denver, Moscou e Helsinque) e nada de perguntas pessoais.


Mesmo eles não se conhecendo nós, telespectadores, temos um gostinho de flashbacks sobre a vida de cada um, pra entender um pouco algumas situações que acontecem na série. Outra regra bem legal que o professor colocou é que nenhum refém poderia sair machucado, eram pra ser tratados todos muito bem (recebiam alimento, remédios e até colchonete pra dormir), afinal o objetivo único deles ali era produzir o dinheiro e "cair fora".


Os efeitos da série são muito bons, as cenas de ação, a tensão é muito bem medida com cenas engraçadas, tristes, e por aí vai. Não consegui em nenhum momento me cansar (quando chegou no final eu pensei "já?"). Claro que tem alguns momentos que a série sai um pouco do real e vai pra ficção. Tem horas que a gente percebe que aquilo não seria possível na vida real. Inclusive, a Super Interessante fez uma matéria bem legal comparando como seria assaltar a Casa da Moeda na vida real. Vale muito a pena dar uma lida clicando aqui.


Pra tu ver como o professor pensa em tudo, ele deu uniformes (macacão vermelho, como vocês já devem ter percebido) e máscaras (do famoso pintor Salvador Dalí) iguais pra todo mundo vestir. Isso impossibilitaria a polícia de identificar quem eram os bandidos e quem eram as vítimas. Aí, pra cada um segurar uma arma, ele providenciou armas falsas. Tem horas que tu se surpreende com a genialidade dele. E juro pra vocês que só fica melhor!


Então, vamos falar um pouco sobre as informações básicas:
  • Gênero: drama, suspense, assalto
  • Classificação: 16 anos
  • Duração: 45 minutos
  • Temporadas: 2
  • Episódios: 22
  • Idioma: espanhol

Agora falando um pouco sobre por trás das câmeras, quem criou essa belezura foi o Álex Pina e, na verdade ela não foi criada para o Netflix não. Ela inicialmente passou no canal Antena 3 na TV espanhola em meados de maio de 2017. Bombou tanto que em dezembro, a Netflix adquiriu os direito, reformulou a quantidade de episódios (que eram 15 de 70min no original) e colocou no catálogo, para nooooossa alegria.


Muita gente já falou que a história não foi lá muiro original. A ideia de vestir todo mundo igual foi do filme O Plano Perfeito, (2006), a ideia de chamar os bandidos por codinomes veio de Cães de Aluguel (1992), fora as inspirações dos personagens (a Tóquio, por exemplo, veio da Mathilda, do filme “O Profissional”, 1994). E assim vai. Mas quem liga pra isso, né? O que importa é que a junção de tudo isso foi um arraso!


É impossível não se apaixonar pelos personagens. Eu pessoalmente estou com um crush terrível pelo professor, mas isso não vem ao caso no momento. Ah! Vale lembrar que a Netflix confirmou que haverá uma terceira temporada em 2019. Agora só nos resta esperar. Mas certo que haverá outras séries tão boas quanto pra gente assistir até lá. Espero que tenham gostado da dica!

Até breve!

Fiquem com uma fotinho do elenco bem bonito numa premiação :)


Você também pode gostar

0 comentários

INSTAGRAM @ MALU DAUER