Filme: La La Land

Ei, pessoas! Tudo bem? Precisamos falar sobre La La Land. Esse filme captou minha atenção desde que eu assisti o trailer até ler a histór...


Ei, pessoas! Tudo bem? Precisamos falar sobre La La Land. Esse filme captou minha atenção desde que eu assisti o trailer até ler a história da sua criação. No post de hoje eu vou contar um pouco sobre ele e te encher de motivos do porque você deve assistir. Pra que eu escrevesse esse post, fiz algumas pesquisas e amei ainda mais esse filme. Leia abaixo e descubra o porque:


Mia (Emma Stone) é uma aspirante a atriz que trabalha num café nos estúdios da Warner Bros. em Los Angeles, servindo celebridades cinematográficas entre as audições. Após um dia não muito bom, ela acaba ouvindo uma música maravilhosa vindo de um bar e entra pra ver quem estava tocando. Acaba por conhecer Sebastian (Ryan Gosling), um pianista de jazz, o qual sobrevive fazendo shows em bares sujos e almeja abrir seu próprio clube, que acaba de ser demitido. Os dois haviam se conhecido uns dias antes no trânsito da cidade num momento não muito bom. Ao longo do filme, os dois se encontram repentinamente muitas vezes até começarem a se atrair um pelo outro.


Com o título original é uma referência à cidade na qual o filme é ambientado e ao termo lalaland, que significa “estar fora da realidade”. No Brasil, La La Land - Cantando Estações, o filme estadunidense chegou aos cinemas em dezembro de 2016 depois de ter sua primeira aparição no Festival de Cinema de Veneza em agosto do mesmo ano. Foi dirigido e escrito por Damien Chazelle, mesmo escritor e diretor de Whiplash.


A história de como a ideia do roteiro veio, me fascinou. Olha só: Chazelle, que foi quem escreveu, teve a ideia em 2010, mas não conseguiu reproduzi-lo tão rápido devido à falta de estúdios dispostos a financiá-lo ou aceitá-lo como estava escrito. Mas depois do sucesso de Whiplash em 2014, o projeto foi apoiado pela Summit Entertainment. Desde então, arrecadou mais de 226 milhões de dólares em todo mundo. Vou falar mais sobre isso lá em baixo.


Agora, precisamos falar sobre o talento ambulante chamado Emma Stone. Eu sempre gostei muito dos papéis que a Emma fez e gosto muito da pessoa dela também, sempre carismática, bem humorada. O que me surpreendeu é a habilidade que essa moça tem pra fazer milhares de coisas boas ao mesmo tempo e com uma qualidade surpreendente. Cantando, dançando, atuando,...


Ela revelou que é apaixonada por musicais desde quando assistiu Les Misérables com oito anos de idade. Além disso, quando criança era líder de torcida em sua escola e estudou balé. Ela se mudou para Hollywood com quinze anos e conheceu Chazelle em 2014, enquanto trabalhava em Cabaret, sua estreia na Broadway.
  • Gênero: comédia dramática, musical
  • Classificação: 12 anos
  • Duração: 128min

O diretor e roteirista do filme, Damien Chazelle, é baterista e sempre curtiu e preferiu os filmes musicais. Como eu disse lá em cima, a ideia de La La Land veio em 2010 quando a indústria cinematográfica ainda parecia distante para ele. Ele queria como filme "retomar o velho musical, mas acrescentar elementos da vida real" assim como homenagear as pessoas que se mudam para Los Angeles para perseguir seus sonhos. A narrativa foi concebida quando ele ainda era estudante da Universidade de Harvard, ao lado de seu amigo Justin Hurwitz (que foi quem fez a trilha sonora!).
 

O filme recebeu várias críticas positivas e foi considerado um dos melhores filmes de 2016. Os críticos elogiaram o roteiro e a direção de Chazelle, as performances de Gosling e Stone, a trilha sonora de Justin Hurwitz e os números musicais. No agregador de resenhas Rotten Tomatoes, o filme recebeu 93% de aprovação baseado em 323 análises recolhidas.


Pra terminar, La La Land recebeu quatorze indicações ao Oscar 2017 em treze categorias, igualando o número de nomeações de Titanic (1997), de James Cameron. Na edição do Globo de Ouro de 2017, La La Land recebeu sete indicações e venceu em todas as categorias nomeadas, estabelecendo um recorde na premiação. A obra também foi a recordista de indicações no BAFTA 2017 e no Critics' Choice Movie Awards, conquistou oito prêmios. É muito poder, não?


Selecionei algumas curiosidades que eu adorei saber e acredito que vocês irão também. Espero que vocês tenham gostado. Eu juro que tentei resumir o post, mas é tanta coisa que eu queria contar que não me contive. Se quiserem saber mais detalhes, pesquisem, sério. É muito legal! Vejo vocês no próximo!
Até breve!

Curiosidades:
  • John Legend também aparece no filme como Keith, um colega de escola de Sebastian que o convida para tocar teclado em sua banda de jazz.
  • Gosling e Stone tiveram que aprender a cantar e dançar as seis canções originais do filme.
  • As músicas que Gosling toca no filme foram gravadas por Randy Kerber, que já trabalhou com Michael Jackson, Leonard Cohen e Rod Stewart, mas na hora do vamos ver, foi Gosling que interpretou as canções, dispensando dublê. Para isso, passou três meses ensaiando duas horas por dia, cinco dias por semana.
  • Outro que aprendeu a tocar foi John Legend que não sabia tocar guitarra antes do filme. 
  • Na fase de pré-produção os atores escolhidos para protagonizar eram Miles Teller e Emma Watson, porém foram substituídos por Gosling e Stone porque outros filmes buscaram a interpretação de Teller e Watson.
  • Os ensaios ocorreram em um escritório de produção da Atwater Village entre três e quatro meses, com início em maio de 2015. Nesse escritório, Gosling praticou piano e Stone trabalhou com Mandy Moore (a coreógrafa, não a atriz haha). Para ajudar o elenco a obter criatividade, Chazelle exibia em seu estúdio filmes clássicos que serviram de inspiração, sextas-feiras à noite, como Top Hat e Boogie Nights.
  • A sequência de abertura pré-créditos foi a primeira a ser filmada, a qual foi feita em uma rampa da rodovia que liga a Interstate 105 a Interstate 110, levando ao Centro de Los Angeles. Essa parte foi gravada em dois dias e exigiu mais de cem dançarinos. O designer de produção David Wasco comentou: "pensei que alguém cairia e morreria [na realização dessa cena]". Como primeira impressão, Chazelle queria demonstrar a dimensão da cidade.
  • O cineasta buscou lugares antigos que estavam a ruína ou foram arrasados. Um exemplo é Angels Flight, ferrovia fechada em 2013 após um descarrilamento; tentativas para reparar e reabri-la foram em vão. A equipe de produção conseguiu permissão para gravar no local por um dia.
  • As canções e a trilha sonora de La La Land foi composta e orquestrada por Justin Hurwitz, que estudou com Chazelle na Universidade de Harvard. As letras das canções foram escritas por Pasek and Paul, com exceção de "Start a Fire", criada por Hurwitz, John Stephens, Marius de Vries e Angelique Cinelu.
  • A filmagem começou a ser executada em 10 de agosto de 2015 em mais de sessenta locais da cidade com inúmeras cenas gravadas em uma só tomada. Essa fase do filme demorou 42 dias, finalizando em setembro de 2015.
  • Chazelle esteve incapaz de produzir o filme por anos, já que nenhum estúdio estava disposto a financiar um musical original contemporâneo sem canções familiares e fora dos padrões de construção de uma base de fãs.
  • Chazelle passou quase um ano editando o filme ao lado de Tom Cross, em busca da configuração desejada para La La Land.

Você também pode gostar

0 comentários

INSTAGRAM @ MALU DAUER